As eleições estão chegando e é muito importante que cada eleitor tenha consciência do seu voto, escolhendo o candidato que tenha as melhores propostas segundo uma análise feita unicamente por você, depois de votar, você não sabe mais o que pode acontecer com o seu voto, como por exemplo, ele ser alterado ou a urna for modificada.

Para auxiliar o eleitor nas eleições 2014 alguns aplicativos foram criados com o intuito de ajudar na escolha, informar o local onde o eleitor deve votar ou justificar a sua falta, acompanhar a aceitação de seu candidato e também ter a garantia de que o resultado das urnas não foi alterado.

Após criar essa preocupação com o futuro do país e consequentemente dos nossos queridos leitores, o Oficina da Net resolveu lhe apresentar 4 aplicativos que sem dúvidas vão realizar as tarefas que descrevemos acima, e aí vão eles:

Voto x Veto

No aplicativo Voto x Veto o eleitor irá escolher a região em que mora e então receberá na tela de seu Smartphone propostas de candidatos aleatórios, sejam eles concorrentes a presidência ou o governo do seu estado, ambos divididos por abas, assim que a proposta aparecer, é só dar o seu voto, escolhendo se votaria a favor ou se vetaria o projeto e, assim que o voto é computado, o nome e foto do candidato titular da proposta irá aparecer na tela.

Ao votar em algumas propostas, o eleitor poderá acessar, pelo botão de opções localizado no canto superior direito da tela principal, a lista dos candidatos em que avaliou as propostas (que também divide por abas os candidatos à presidência e governadores do estado), dessa maneira é possível fazer um balanceamento de dados analisando qual candidato que obteve a maioria de propostas aprovadas pelo usuário, assim ficará mais fácil escolher qual o candidato que se encaixa no perfil procurado pelo eleitor.

   
   

Onde Votar ou Justificar

O aplicativo Onde Votar ou Justificar permite ao eleitor saber o endereço da urna em que irá votar, dessa maneira novos eleitores poderão descobrir facilmente o seu destino no dia 05 ou então poderão descobrir o local onde devem justificar a sua falta neste dia.

Para obter os seus dados de localização da urna, basta preencher um mini formulário com as informações presentes no seu título de eleitor e confirmar. Caso você esteja a procura do local onde deverá comparecer para justificar sua falta, basta selecionar o Estado e Cidade onde deveria ter exercido o seu dever como cidadão.

   

Voto a voto

Quando as eleições chegam ao fim, ninguém sabe realmente se o candidato está ou não cumprindo as promessas que fez, pensando nisso foi criado o voto a voto, onde você poderá escolher qual candidato votou e passar a monitorá-lo por meio de uma aba de notícias.

Caso o seu candidato esteja realizando o que prometeu, você poderá avaliá-lo dando um voto positivo em seu perfil, caso ele esteja pisando na bola, é só marcar como negativo, dessa maneira você poderá acompanhar em tempo real a situação de quem você elegeu, você irá colaborar para as próximas eleições, na qual será possível ver se o candidato cumpriu com o que havia prometido.

A cada voto, você pode apresentar o motivo de ter votado no determinado candidato, ou se preferir, pode votar em branco. Se quiser pesquisar a situação de um político, é só usar o botão de pesquisa e digitar o nome dele, dessa maneira verá as notícias, desempenho e contato do mesmo, onde você poderá mandar uma mensagem que será encaminhada automaticamente a algum contato do candidato.

   

Você Fiscal

O aplicativo Você Fiscal foi desenvolvido pelo professor de segurança da informação da UNICAMP, Diego Aranha, e também de Helder Ribeiro, os quais realizaram testes com a urna eletrônica há alguns anos e detectaram falhas de segurança gravíssimas, depois desse diagnóstico o TSE não tomou providência nenhuma e também não permitiu testes posteriores.

A ideia do aplicativo, é fiscalizar e dar transparência às eleições 2014, realizando uma checagem por meio de imagens do Boletim de Urna (BU), que é imprimido ao final de cada sessão eleitoral em cada aparelho às 5 horas da tarde do dia da votação.

O aparelho usa um sistema inteligente que ajuda o eleitor a tirar as fotos do BU corretamente, mostrando o espaçamento necessário para cada nova foto, já que é impossível tirar uma foto que cubra totalmente o comprovante e ainda assim garanta uma boa resolução para zoom. Depois que as fotos foram tiradas, elas são enviadas para um arquivo do Você Fiscal, onde um computador irá conferir os resultados e compará-los com os que forem divulgados pelo TSE.

Apuração 2014

O Apuração 2014 é um aplicativo disponibilizado pela Justiça Eleitoral para que os eleitores possam acompanhar a apuração dos votos de seus candidatos em tempo real, os dados podem ser atualizados manualmente ao apertar um botão ou então o aplicativo faz atualizações automáticas periodicamente depois de iniciado.

A ideia é ótima caso você não consiga acompanhar pela televisão, então se você quiser estar entre os primeiros a saber quem será o novo presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais, é só baixar o aplicativo no botão abaixo!

   

Faça a diferença

Agora é com você. O futuro do país e da sua região começa com seu voto conciente! Não esqueça de compartilhar este post e deixar o seu feedback.