O domingo (24) não foi nada animado para a Sony e Microsoft, as redes de jogos online PlayStation Network e Xbox Live sofreram ataques DDoS, e com isso, os jogadores não puderam se conectar a jogos online.

Vale notar que um ataque DDoS tem como objetivo tornar um servidor inacessível para os usuários. A intenção é derrubar um ou mesmo vários servidores através do envio de um fluxo muito grande de informações e com isso acaba não sendo capaz de suprir.

Nesta segunda-feira, a PSN já voltou a funcionar normalmente, porém, o mesmo não acontece com a Xbox Live, que ainda enfrenta problemas de conexão.

Muitos usuários reclamaram nas redes sociais e fóruns sobre os problemas enfrentados em ambas as redes. Porém, somente no final do dia a Sony confirmou o ataque hacker. Conforme a companhia, os servidores foram tirados do ar em virtude de um ataque de negação de serviço. A Sony também garantiu que não houve qualquer acesso de informações sobre os usuários.

Na madrugada desta segunda-feira o serviço voltou ao ar, e os gamers já puderam disputar as suas partidas online.

O mesmo não ocorreu com a Live, além da Microsoft não admitir um ataque hacker, a rede online ainda não voltou ao normal totalmente, e encontra-se com algumas funções "limitadas". Conforme uma mensagem, a Microsoft está trabalhando para resolver o problema.

Os ataques estão sendo atribuídos a um grupo chamado Lizard Squad. Além da rede de jogos da Sony e Microsoft, a Battle.net, da Blizzard, e servidores do League of Legends também ficaram fora do ar. O perfil do grupo no Twitter também fez um alerta sobre a presença de explosivos em um voo em que estava o presidente da Sony, John Smedley. Assim, por motivos de segurança o avião, que ia de Dallas para San Diego, acabou mudando de rota e foi encaminhado para Phoenix.

Conforme publicação de Smedley em seu Twitter, tudo estava bem e os responsáveis seriam "encontrados pela Justiça".