O INPAD - Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas - da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - financiado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - e pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - desenvolveu em 2006 a primeira coleta de dados do LENAD - Levantamento Nacional de Álcool e Drogas. A segunda fase do levantamento foi realizada em 2012, repetindo a coleta de informações sobre o consumo de álcool e tabaco para permitir análises de tendências. Aperfeiçoamentos das técnicas de coleta de informações sobre substâncias ilícitas permitiu uma avaliação mais fidedigna sobre este tema. A segunda fase também contou com um estudo mais aprofundado sobre os fatores de risco e proteção para o desenvolvimento de transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Tal coleta revelou que pelo menos até 2012, 15,6% da população brasileira fumavam - são 20 milhões de pessoas. Embora a taxa seja 20% mais baixa que a de seis anos atrás, a pesquisa mostrou que o hábito se intensificou, pois se em 2006 fumava-se em média 12,9 cigarros por dia, em 2012 o número pulou para 14,1. A parte boa é que 90% dos fumantes entrevistados estão dispostos a largar o vício, mas 67,8% consideram isso uma missão muito difícil - opinião comprovada pelo fato de que 63% tentaram parar, mas não conseguiram. Essas pessoas podem ser ajudadas pela tecnologia pessoal através de aplicativos para smartphone.

Segue alguns aplicativos com destaque que contribuem seus usuários a parar de fumar.

TOP App ajuda a parar de fumar

Stop! Quit Smoking - LITE

O app usa um sistema motivacional que exibe quanto dinheiro e tempo você economiza com a diminuição do fumo. Dá para criar uma lista de desejos (coisas que poderiam ser compradas graças à economia) e compartilhar suas realizações com os amigos pelo Facebook ou o Twitter. Há ainda um botão de pânico que exibe imagens mórbidas ou artigos científicos que ajudem a te manter longe do cigarro.

 

Quit Smoking: Cessation Nation

Este aqui é uma boa para quem acabou de parar, porque mostra quantos cigarros deixou de fumar, quanto dinheiro economizou e quais foram as melhorias de saúde. Para não voltar, você pode aproveitar um joguinho que te distrai sempre que a vontade apertar.

Meu último cigarro

Como os outros, o app mostra uma série de estatísticas, mas todas baseadas em conhecimento médico. Há leitor de nicotina e de crises de ânsia, dicas motivacionais ou fatos médicos apresentados diariamente, medidor de monóxido de carbono no sangue, previsão sobre o aumento de expectativa de vida, risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão comparado com a época em que fumava.

Pare de fumar em 60 dias

O desenvolvedor explica: "Você vai fumar normalmente nos primeiros dias. Depois de 3 dias o aplicativo vai ter analisado seus hábitos tabagistas. A partir daí você receberá, diariamente, um lembrete com a quantidade de cigarros que você vai poder fumar por dia, com informações baseadas nas informações colhidas inicialmente." No começo do dia um alerta te diz quantos cigarros você pode fumar em 24 horas, o app avisa quando os cigarros acabarão e qual o intervalo de tempo entre as vezes em que você fumou - se esquecer de registrar os cigarros, o ele ainda te lembra.

Brasil sem Cigarro

Aplicativo criado pelo programa "Fantástico", da Rede Globo, conta com participação do dr. Drauzio Varella, que dá dicas diárias que te preparam para o dia em que o vício se for. Assim como na série exibida no Fantástico, onde o doutor Drauzio Varella orienta como os fumantes podem lutar contra o vício da nicotina, agora com a ajuda de celular ou tablet. Primeiro o app calcula quantos cigarros você já fumou, quanto dinheiro e tempo gastou com isso, depois exibe estatísticas contrárias: quantos dias sem fumar, quantos cigarros deixou para trás e quanto economizou. Dá para gravar vídeos motivacionais de família e amigos e até depoimentos para desabafar. 

 

Fume menos ou Pare de fumar - Smoking Control or Stop Smoke

O Aplicativo estabelece metas em determinado prazo. É preciso informar quantos cigarros você fuma por dia e quantos deseja passar a fumar ate uma data escolhida ou um prazo determinado. Aí pode ser cadastrado que se fuma 10 de cigarros por dia e que se deseja passa a fumar nenhum mais até o dia 11 de maio por exemplo. Aplicativo anota quanta grana seus amigos estão devendo para você. Depois é preciso toda vez que for fumar abrir o aplicativo e apertar o botão "Vou fumar agora". O botão vai ficando vermelho até você ficar prestes a passar sua média informada, 10 cigarros fumados por dia, no caso. Quando isso acontecer, o aplicativo tentará fazer você mudar de ideia. — Fumando agora, você irá superar sua média diária antiga, você quer mesmo fumar agora? É possível escolher entre as opções "Não, eu posso esperar" e "Sim, eu quero".  A ideia é que o usuário do aplicativo o utilize para controlar quando fuma enquanto tenta diminuir o número de cigarros por dia. O limite de cigarros diários vai sendo diminuído aos poucos pelo aplicativo. O plataforma oferece um gráfico que mostra o seu desempenho com duas linhas, uma referente a quanto você tem fumado e outra que representa a sua meta. 

Nesse artigo trouxe alguns aplicativos que ajudam nesse desafio de parar de fumar. Espero que, aos que enfrentam esse problema de querer parar e não conseguem, algum desses apps contribua para com seu desafio.

Curta e Compartilhe! Deixe seu comentário. Até o próximo artigo.

Fonte: Olhardigital, INPAD.