Se você tem crianças em casa, você pode utilizar desta opção para especificar os horários que eles podem ter acesso ao PC. E o interessante é que você cadastra os horários e os dias da semana de uma vez, assim, não precisa configurar todos os dias. O Windows também lhe oferece funções extras de bloquear alguns jogos e programas.

Vamos lá, entre no Menu Iniciar e em Painel de controle. No canto superior direito digite Usuário.

Em seguida clique na opção Criar uma nova conta. E adicione um nome para a conta. Deixe marcada a opção Usuário padrão, para que ele não tenha permissões para alterar as configurações do computador. E clique em Criar conta.

Na tela seguinte, você pode ver todas as contas de usuários que existem em seu computador. Abaixo clique em Configurar controle dos pais.

Veja que uma mensagem informa que não há senha cadastrada na(s) conta(s) de administrador, ou seja, você precisará adicionar uma senha a sua conta administrador, para que o usuário não venha desativar o bloqueio. Portanto, escolha a conta administrador e define uma senha para ela.

Insira sua senha, a dica da senha e deixe marcado o item: Forcar todas as contas de administrador a definir uma senha, caso você possua outra conta administrador, terá que definir uma senha para esta outra conta.

Voltando ao gerenciador de contas, note que os administradores já estão protegidos por senha, agora clique sobre o usuário padrão para configurar o acesso.

A seguir, ative o controle dos pais e entre em Limite de tempo.

Nesta tabela você tem disponível às 24 horas do dia e os 7 dias da semana, para selecionar basta clicar sobre o quadrinho correspondente, se preciso, clique e arraste para fazer varias seleções. Neste caso, vou bloquear o acesso durante todos os dias da semana no horário de 11h até 13h e de 21h às 24h. E confirmo clicando em OK.

Voltando ao controle de usuários, clique em Jogos. Aqui você escolhe o que seu filho pode ou não jogar, e abaixo escolher o tipo de classificação do jogo.

Em opções de classificação do jogo, você tem uma lista com vários tipos de conteúdos, marque o que achar necessário e confirme.

Do mesmo jeito você fara a seleção dos programas que este usuário poderá usar. Clique em (nome do usuário) pode usar apenas programas permitidos, o próprio Windows se encarrega de localizar todos os programas instalados no PC e abaixo você marca os programas.

Com o controle dos pais devidamente configurado toda vez que o usuário tentar entrar no PC durante os horários que você bloqueou ou acessar programas e jogos que você cadastrou o Windows impedirá esta tarefa.

Para desfazer o bloqueio de acesso, basta fazer os mesmos passos e destacar os horários e games que você bloqueou de seu filho. Se houver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato pelos comentários, ou através do Fórum do Oficina.