A IBM apresentou o seu novo chip com um milhão de neurônios que imita o cérebro humano. Chamado de TrueNorth, o chip é do tamanho de um selo postal e gasta 70 miliwatts de energia.

De acordo com o chefe do programa de computação, Dharmendra S. Modha, o chip não representa uma máquina idêntica ao cérebro humano, mas sim, um computador baseado nele.

O TrueNorth é a segunda geração deste tipo de chip da IBM, sendo que a primeira versão contava com 256 neurônios. O primeiro era capaz de realizar 262.144 sinapses por segundo e tinha um núcleo neuro-sináptico, enquanto o atual realiza 256 milhões de sinapses em 4.096 núcleos.

A IBM espera construir um sistema de chip neuro-sináptico com dez bilhões de neurônios, com tamanho menor do que uma garrafa de refrigerante de dois litros.

Com o sistema será possível desenvolver ferramentas baseadas no sistema nervoso, e assim, por exemplo, ajudar pessoas cegas a enxergar através de óculos especiais. "Estes chips podem transformar a mobilidade através de aplicações sensoriais e inteligentes que cabem na palma da sua mão, mas sem a necessidade para Wi-Fi", apontou Modha.

 "Este é um grande avanço arquitetônico, que é essencial na medida em que a indústria se move em direção à próxima geração de armazenamento na nuvem e de grandes processamentos de dados", Shawn Han, vice-presidente da Fundação de Marketing da Samsung, que apoia o projeto financiado pelo programa SyNAPSE, da DARPA.