Oficina da Net Logo

IBM apresenta chip que imita funcionamento do cérebro

Modha faz questão de frisar que chip não representa máquina idêntica ao cérebro humano, mas sim baseado ele.

Por | @oficinadanet Hardware

A IBM apresentou o seu novo chip com um milhão de neurônios que imita o cérebro humano. Chamado de TrueNorth, o chip é do tamanho de um selo postal e gasta 70 miliwatts de energia.

De acordo com o chefe do programa de computação, Dharmendra S. Modha, o chip não representa uma máquina idêntica ao cérebro humano, mas sim, um computador baseado nele.

O TrueNorth é a segunda geração deste tipo de chip da IBM, sendo que a primeira versão contava com 256 neurônios. O primeiro era capaz de realizar 262.144 sinapses por segundo e tinha um núcleo neuro-sináptico, enquanto o atual realiza 256 milhões de sinapses em 4.096 núcleos.

A IBM espera construir um sistema de chip neuro-sináptico com dez bilhões de neurônios, com tamanho menor do que uma garrafa de refrigerante de dois litros.

Leia também:

Com o sistema será possível desenvolver ferramentas baseadas no sistema nervoso, e assim, por exemplo, ajudar pessoas cegas a enxergar através de óculos especiais. "Estes chips podem transformar a mobilidade através de aplicações sensoriais e inteligentes que cabem na palma da sua mão, mas sem a necessidade para Wi-Fi", apontou Modha.

 "Este é um grande avanço arquitetônico, que é essencial na medida em que a indústria se move em direção à próxima geração de armazenamento na nuvem e de grandes processamentos de dados", Shawn Han, vice-presidente da Fundação de Marketing da Samsung, que apoia o projeto financiado pelo programa SyNAPSE, da DARPA.

TAGS: chip, IBM, TrueNorth
COMPARTILHE
Comentários
Carregar comentários