Os dispositivos vestíveis são a nova aposta do mundo tecnológico. Seguindo a tendência, a tecnologia, se bem empregada, poderá, inclusive, salvar muitas vidas. Um novo experimento, por exemplo, está sendo desenvolvido na Europa e poderá diminuir os acidentes de trânsito e consequentemente o número de vítimas.

O cinto inteligente, como foi apelidado, possui um conjunto de sensores, que acoplados ao banco, e também ao cinto do motorista, podem monitorar a respiração e a frequência de batimentos cardíacos, com a finalidade e evitar a fadiga e o sono. Na Europa, 30% dos acidentes com vítimas fatais são ocasionados em virtude do cansaço do motorista.

O Harken, nome oficial do projeto, é de criação de um consórcio com empresas, universidades e centros de tecnologia que formam o Instituto de Biomecânica de Valência (IBV).

De acordo com o diretor de inovação de mercados automotivos do IBV, José Solaz, o monitoramento dessas informações é suficiente para indicar o nível de cansaço.

"A variação nas frequências cardíaca e respiratória são bons indicadores do estado do condutor, já que estão relacionados a fadiga", comenta José Solaz.

O sistema poderá estar no mercado em breve, já que ele já está na fase de testes.