Para muitos, as abelhas não passam de mais um inseto, para outros, um inseto que pode matar, já para a grande parte da população, entre eles, cientistas, as abelhas são um dos mais importantes polinizadores do planeta Terra. Vendo por esse ponto de vista, cientistas de todo o mundo estão muito preocupados com o declínio da população deste importante inseto.

De acordo com autoridades britânicas, existem cinco passos importantes para ajudar a conter o declínio da população das abelhas e outros polinizadores vitais para manter a cadeia alimentar da qual nós seres humanos dependemos.

Primeiro: plantar mais flores e árvores ricas em pólen e néctar;

Segundo: manter trechos de terras livres para o crescimento de plantas silvestres;

Terceiro: cortar a grama do jardim com menos frequência;

Quarto: não destruir e perturbar os ninhos destes insetos;

Quinto: não usar pesticidas com tanta frequência, pensar bem antes de usá-los.

Para o vice-ministro de meio ambiente da Inglaterra, Rupert de Mauley, é muito importante que toda a população ajude a proteger nossas abelhas e borboletas, onde ainda declara dizendo que: "É por isso que estamos incentivando a todos para que adotem algumas poucas ações e façam o seu papel de protetores de nossos insetos polinizadores".

Já a organização Amiga da Terra declara que é muito importante essa iniciativa do governo inglês, mas também declarou dizendo que: "O governo também precisa desempenhar o seu papel, principalmente apoiando os fazendeiros na redução do uso de pesticidas e contendo a perda continua de hábitat vital com as pradarias", declarou o diretor executivo da organização, Andy Atkins.

Vale salientar que esse mesmo governo que se diz preocupado com o declínio da população de insetos polinizadores, também está sendo muito criticado por ser opor as restrições da União Europeia quanto ao uso de vários neonicotinoides em cultivos favorecidos pelas abelhas. Neonicotinoides esses que são vinculados como um dos responsáveis pela diminuição de abelhas e até mesmo de pássaros.

Você sabe qual é a importância real das abelhas em nosso ecossistema? De acordo com dados da Organização das Nações Unidas - ONU, os serviços prestados por esses insetos no mundo tudo correspondem a US$ 54 bilhões anuais, sendo que 73% das espécies vegetais cultivadas em todo o planeta são polinizadas por alguma espécie de abelha.

Com tudo isso, vale a pena termos um cuidado maior com as nossas abelhas e demais insetos polinizadores, até porque eles são muito importantes para o cultivo de muitos de nossos alimentos.