Para que serve o cabo VGA?

Uma das mais conhecidas e antigas conexões presente no mercado é a VGA, de nome Video Graphics Array (Padrão de gráficos de vídeo, em tradução livre). No geral, é usado para conectar o computador ao monitor.

Por | @RafaelaPozzebon Hardware

Porém, há outras utilidades, como fazer ligação entre o computador e a TV e ainda outros displays. O cabo analógico foi inventado pela IBM em 1987. O modelo da época era capaz de reproduzir de 16 a 256 cores com resolução máxima de 640 X 480 pixels.

Para a época de lançamento, uma grande novidade, porém, com o passar dos anos o cabo sofreu alterações, mesmo sem perder a sua origem. O conector usado no cabo permanece até hoje, o D-SUB ou Conector DB.

Conector

O conector VGA pode ser encontrado tanto em cabos, para a conexão do computador ao dispositivo de saída, como também em placas de vídeo, monitores e televisores. No cabo é possível encontrar a versão “macho” do conector, a parte que possui vários pinos para a transmissão das imagens, enquanto que nas placas de vídeo e dispositivos de saída há a versão “fêmea”, considerada a parte que possui pequenos furinhos, onde o cabo será encaixado.

Para que serve o cabo VGA?

Origem

A IBM foi a grande inventora do cabo VGA. A empresa também foi responsável por inventar o padrão, ou seja, que era capaz de reproduzir maior quantidade de cores (até 256) e suportar a resolução de 640x480 pixels.

O VGA foi usado em monitores por quase vinte anos. Atualmente, muitos deles ainda contam com tal entrada para o uso de placas mais antigas.

Substitutos do VGA

Como vimos acima, o VGA ainda não foi extinto do mercado, porém, outros padrões já surgiram para ocupar o seu lugar.Nas placas de vídeo offboard atuais, por exemplo, somente os padrões DVI, S-Video e HDMI são encontrados. Nas onboards, o HDMI costuma ser o mais usado.

Ao contrário dos computadores, os novos aparelhos de TVs não possuem mais o suporte VGA. Atualmente o cabo HDMI impera em tais produtos, já que garante transmissão de vídeo e som digitais em alta qualidade.

Para que serve o cabo VGA?

Com o tempo, o padrão deve mesmo tomar o lugar do VGA, vindo em placas offboard e onboard.

Mais sobre: hardware, cabo, dados
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários