O WhatsApp é muito popular no Brasil e no mundo, e o ZapZap, alguém conhece? O aplicativo, lançado há um pouco mais de um mês, pode ser baixado por usuários Android e ainda roda em qualquer navegador. O ZapZap, apesar de novo, já está provocando curiosidade entre os utilizadores.

O ZapZap possui os mesmos recursos que o WhatsApp, incluindo compartilhamento de todos os tipos de arquivos que estão guardados no smartphone ou mesmo no computador. O design também é semelhante ao aplicativo do Facebook e possui modo de funcionamento totalmente em português.

Porém, o ZapZap se difere na versão para PC. Enquanto o WhatsApp precisa de alguns hacks para rodar no computador, o ZapZap usa a nuvem do Telegram para sincronizar as mensagens trocadas. O aplicativo brasileiro promete ser mais rápido que o concorrente, e ainda com suporte a mensagens criptografadas.

"Estudei o código do Telegram por três meses até que encontrei uma maneira de utilizar a nuvem deles em um outro aplicativo com interface modificada. Depois, consegui deixar o aplicativo mais rápido no desempenho e tempo de resposta", explica o paraense Erick Costa.

O ZapZap foi criado e é mantido por Costa. O aplicativo foi lançado no dia 20 de abril e até o momento são mais de 65 mil downloads e 20 mil usuários ativos. Em decorrência do sucesso, Costa já teria recebido ofertas de compra do aplicativo, porém, não descarta a possibilidade de aperfeiçoar o seu app.  "Tenho várias ideias de melhorias para ele, mas estou discutindo com alguns amigos o que deve realmente ser implementado", conta Erick.

O ZapZap está disponível para Android e PC. As versões para iOS e Windows Phone chegarão em breve.