Nos dias de hoje, a velocidade em que consumimos informação está muito maior que alguns poucos anos atrás. Nosso cérebro está se tornando uma máquina de guardar dados, muito do que você lê fica em seu subconsciente esperando a oportunidade para ser lembrado, porém uma parte ainda maior se perde, pois nossa memória é muito volátil. Pensando nisto, trouxe aqui para você leitor do Oficina da Net alguns aplicativos que uso para guardar textos e ler depois.

Geralmente tiro alguns minutos da minha noite, após o banho, horário em que terminei um bocado de tarefas cotidianas e quando estou com a cabeça limpa para ler o que ficou pendente. Posso ler o que guardei em meu celular, no tablet ou mesmo no próprio PC. Os aplicativos que vou lhes mostrar estão aptos a este "multi device".

Vamos então aos apps:

Pocket

O Pocket é um aplicativo que você guarda a página, como um favorito, quem usa as contas do Google Chrome integradas no celular e PC, pode fazer o mesmo que o Pocket faz, porém a vantagem do app é você poder colocar tags nos itens salvos e procurá-los futuramente. Ele também separa o que é vídeo de imagem e textos.

Uma grande vantagem do aplicativo comparado com o favoritos do navegador, é que ele salva somente o texto descrito. Para ler sem propagandas, limpo e prático. Mantém também um link para o post original caso você tenha interesse em ver na página.

Veja abaixo como ficam as impressões para ler no pocket:

Para salvar os itens, você pode instalar em seu navegador, basta fazer login no link do Pocket, que estará abaixo, lá tem todas as instruções para a instalação do plugin em seu browser. Quando você estiver dentro de qualquer página verá o ícone ao lado da barra de endereços, conforme a imagem abaixo:

Basta clicar no botão para salvar.

O Pocket está disponível para iOS, Android, Kobo e no Navegador, acesse: https://getpocket.com/

 


 

Send to Kindle

Além do Pocket, uso bastante o Kindle também. Com ele você pode ler em todos os dispositivos iOS, Android e ainda se possuir um Kindle reader poderá ler lá também. Uma vantagem do Kindle é poder selecionar parte do texto e salvar, caso deseje fazer algumas anotações de ideias para um futuro texto é uma ótima ferramenta.

Alguns sites americanos já usam o botão SEND To Kindle integrado no site, o que facilita a integração.

Veja como é fácil depois de instalado de você enviar um texto para sua conta:

É muito similar ao Pocket, acredito até que o Kindle tenha sido lançado antes. No link abaixo, você pode instalar o aplicativo do Kindle para ler livros e itens salvos, disponível para PC e Mac.

O Send to Kindle está disponível aqui para os navegadores Chrome e Firefox: http://www.amazon.com/gp/sendtokindle

 


 

Minha opinião sobre ambos:

Para quem já tem uma conta Kindle, não use o Pocket, será ruim de gerenciar ambas as contas e você já tem tudo em um único local. Agora se não possui conta Kindle, o Pocket é muito bom e versátil. Em qualquer um dos apps você poderá executar a função de salvar e ler depois sem dificuldades.

Esta foi uma dica rápida de apps que eu uso, se você quiser pode indicar mais aplicativos, comente abaixo.