Inventado pelo húngaro Ernõ Rubik, o cubo mágico completa hoje dia 19 de maio, 40 anos. O próprio Ernõ levou 1 mês para completar a lógica do cubo na primeira vez.

O cubo de Rubik (ou "cubo mágico" como lhe chamou o seu inventor) é um quebra-cabeças tridimensional, composto por seis faces e igual número de cores. O objetivo é organizar os nove quadrados que compõem as seis faces fazendo com que as cores não se misturem.

Quarenta anos depois, o "cubo mágico" ainda é um dos brinquedos mais populares do mundo, estimando-se que tenham sido vendidos mais de mil milhões de unidades, desde a sua invenção.

Você pode jogar no Google:

O doodle é animado e permite ao usuário mexer o brinquedo de forma virtual ao usar o teclado ou os botões do mouse para mover os quadrados do cubo e decifrar o quebra-cabeça com seis cores. Para mover o cubo na animação basta aperta "F" (para frente), "B" (para trás), "U" (para cima), "L" (left), "R" (para direita), "D" (para baixo), "X" (rodar o cubo à direita), "Y" (rodar para cima),  Z (rodar o cubo à frente) e "Shift" (em caixa alta a linha dos cubos rodam 90º no sentido horário, em caixa baixa a linha dos cubos rodam em 90º no sentido anti-horário).

Aproveitando, achamos no Youtube o recorde mundial de Mats Valk, que levou 5.55s para resolver o cubo: