Um infográfico, ou a arte da infografia, é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Infográfico é a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto. Os infográficos são muito utilizados em jornais, mapas, manuais técnicos, educativos e científicos, e também em sites. Aqui mesmo no Oficina da Net, você pode conferir alguns infográficos:

Outra definição para infográfico mostra o quanto esse formato pode se adequar perfeitamente na educação:

Tudo deve ser explicado, esclarecido e detalhado - de forma concisa e exata, numa linguagem tanto coloquial e direta quanto possível [...] O didatismo deve estender-se também à disposição visual do que é editado. [...] A apreensão pelo leitor deve ser fácil, clara e rápida. [...] A rigor, tudo o que puder ser dito sob a forma de quadro, mapa, gráfico ou tabela não deve ser dito sob a forma de texto. (SILVA, 2005 apud TEIXEIRA, 2011, p. 25).


Fonte: iG Infográficos

Como o objetivo do infográfico é buscar de uma forma fácil e clara de expor uma informação, com o avanço da tecnologia o áudio e o vídeo foram adicionados aos infográficos criando infográficos interativos.

Origem da Infografia

A infografia tem suas raízes fixadas na pré-história. Os mapas são os primeiros vestígios de um infográfico criado, e foram criados milênios antes da escrita. O mapa mais antigo que se conhece, foi encontrado na Turquia, Çatal Hüyük exatamente, e foi datado há cerca de 6.200 anos a.C., eles foram encontrados pintados numa parede da cidade (que por acaso é muito antiga).

Em 1626, Christoph Scheiner publicou um livro chamado de Rosa Ursina sive Sol, que continha uma grande variedade de gráficos. Estes gráficos continham dados que relatam os resultados obtidos através de sua pesquisa astronômica sobre o sol. Christoph usou uma série de imagens para explicar o tempo de rotação do sol, através de manchas solares. O livro era cheio de infográficos.

Leonardo Da Vinci, entre 1510 e 1513, estudou sobre os fetos resultando em obras que podem ser considerados como infografias de uma imensa complexidade. Da Vinci tentou entender o fenômeno e descreve-lo em detalhe extremo, isso sem enfatizar ou explicações teóricas. No decorrer de sua vida, Da Vinci planejou uma enciclopédia que era baseada em desenhos que detalhavam basicamente tudo. Ele realizou autopsias e elaborou desenhos anatômicos extremamente detalhados, tendo planejado um trabalho sobre o corpor humano, que era de anatomia comparativa.


Infográfico de Da Vcinci

Evolução da Infografia

A partir do século XIX, com o avanço da tecnologia de impressão, o uso de imagens e fotografias em jornais acaba se tornando mais fácil. Já na década de 1920, as novas tecnologias permitiram o envio de imagens por cabo ou por antenas, e logo em 1960 o uso de satélites permitia que fatos ocorridos no mesmo dia, porém, em locais distantes fossem informados rapidamente. O que de fato teve uma influência maior no uso dos infográficos foi à possibilidade de digitalização de dados em 1980.

Durante a Guerra do Golfo (1990) a visibilidade dos infográficos aumentou que pela falta de fotografias o uso de expressões gráficas foi à saída. O uso de interfaces gráficas que houve com a chegada do Windows 95 e o Macintosh aumentaram consideravelmente as possiblidades do uso do material visual em jornais.

Então, com a possibilidade do uso de interfaces gráficas para a criação de sites, unindo os recursos de mídia e visuais disponíveis, a infografia se tornou sem dúvidas a melhor maneira de tratar informações. Por volta de 1995, com o surgimento de programas capazes de tratar o desenho vetorial, o uso da infografia se consagrou como um dos melhores modos de expressar uma informação.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!