O alemão Andreas Kurtz descobriu uma vulnerabilidade no iPhone que deixa os anexos de mensagens de e-mail desprotegidos da criptografia que está presente no iOS. Conforme Kurtz, os arquivos ficam acessíveis quando um iPhone ou iPad é conectado a um computador, mesmo que o aparelho esteja bloqueado com a senha.

A falha descoberta apesar de séria, não é tão perigosa, já que não permite que alguém possa ler os dados do aparelho remotamente, apenas se o aparelho estiver em mãos. No entanto, se o recurso de criptografia estivesse funcionando, não seria possível acessar qualquer informação do aparelho, mesmo que ele fosse roubado.

Vale notar que os aparelhos mais novos da Maçã possuem uma maior proteção, pois não permitem que a leitura de arquivos seja feita através de um computador. Kurtz conseguiu acessar anexos de e-mails armazenados em um iPhone 4.

O sistema de criptografia de dados no iPhone está presente desde o iPhone 3GS e com o iOS 4. O iPad 2 e o iPhone 4 conta com criptografia ativada por padrão, com senha de bloqueio configurada no aparelho.

A Apple confirmou a existência da vulnerabilidade e explicou que está em busca de uma solução para o problema. A correção será disponibilizada na próxima atualização do iOS, disse também.