Como cancelar e ser reembolsado de uma compra na Play Store?

Conheça dois métodos para cancelar e receber o reembolso de uma compra realizada na Google Play Store.

Por | @oficinadanet Smartphones

Na Play Store, loja de aplicativos, livros e filmes da Google, apesar de oferecer uma variedade imensa de um conteúdo gratuito, há vários aplicativos, livros e filmes que tenham que ser comprados. Alguns, até oferecem um período de teste, ou uma versão free. Porém, alguns apps não disponibilizam essa opção de teste ao usuário, que fica tendo somente uma opção: a compra do aplicativo. Mas, e se o aplicativo não for o que era dito na loja? Ou se o usuário não gostar do aplicativo, ele ficou no prejuízo de ter comprado ele? Muitos usuários iriam dizer que sim, mas o que a grande parte dos usuários não sabe, é que se você não gostar do app, ou se ele não for o que estava sendo dito, o usuário, dentro de 15 minutos após a compra, pode pedir o reembolso.

Infelizmente, esse processo de reembolso não é conhecido por todos os usuários. Existem dois métodos de reembolso: um no qual o usuário pede o reembolso nos 15 minutos após a compra, e outro quando este tempo é excedido. Esse segundo método, pode não funcionar sempre, mas é justificado por que alguns recursos de alguns aplicativos não podem ser testados em apenas 15 minutos, ou todos os recursos.

Tudo bem, agora que você já sabe que pode cancelar compras e ser reembolsado, veja como fazer isso.

Cancelando compras e sendo reembolsado #1

Leia também:

Se você comprou um aplicativo, por exemplo, na Play Store, e em menos de 15 minutos você testou ele e os recursos do aplicativo não te agradaram, e agora você quer receber seu dinheiro de volta, faça o seguinte.

1º - Assim que finalizar a compra do aplicativo, o download se iniciará e em seguida sua instalação. A partir do momento em que a instalação do aplicativo for concluída, você tem 15 minutos para testar o aplicativo e, caso não goste do mesmo, pedir o reembolso;

2º - Faça um bom teste no aplicativo. Tente realizar um teste bem rápido em todos seus recursos, para saber se realmente é isso que você esperava dele. Porém, não se esqueça de que você tem somente 15 minutos, então não se distraía muito com os recursos do seu novo aplicativo.

3º - Caso tenha feito um teste e tenha certeza de que quer ser reembolsado, abra, novamente, a Play Store e acesse a página do aplicativo comprado;

 Como cancelar e ser reembolsado de uma compra na Play Store?
Cancelando compra #1

4º - Como em todo aplicativo instalado, ao acessar a página, você terá duas opções: Abrir e Desinstalar (para apps gratuitos), ou Abrir e Reembolsar (para apps comprados). Selecione a opção Reembolsar (Refund). Em seguida você será questionado de que realmente deseja isso, confirme.

Como cancelar e ser reembolsado de uma compra na Play Store?
Cancelando compra #2

Ao confirmar todas as perguntas, o aplicativo será desinstalado do seu dispositivo e o dinheiro será devolvido.

Cancelando compras e sendo reembolsado #2

Leia também:

Se você perdeu o prazo de 15 minutos, e ainda sim quer ser reembolsado pela compra, você terá um trabalho extra e não tem nenhuma garantia de reembolso. No caso de você ter comprado um aplicativo e tenha passado mais de 15 minutos após a compra ser ter realizado um pedido de reembolso, você ainda tem 48 horas para reivindicar o seu dinheiro de volta.

1º - Faça login na sua conta da Carteira Virtual do Google (Google Wallet). Acesse a ela clicando aqui;

2º - Selecione uma transação para ver o seu recibo;

Como cancelar e ser reembolsado de uma compra na Play Store?
Tentando cancelar compra #1

Como cancelar e ser reembolsado de uma compra na Play Store?
Recibo de Compra - Google Wallet

3º - Use o link de contato, que esta listada em “Perguntas ou Dúvidas?”, para falar com o desenvolvedor ou com a empresa criadora do aplicativo, e no campo “Escolher tipo de solicitação” selecione Gostaria de cancelar meu pedido, e escreva sua mensagem.

Como cancelar e ser reembolsado de uma compra na Play Store?
Tentando cancelar compra #2

Agora só depende de você. Você tem que enviar uma mensagem convencendo o desenvolvedor do aplicativo a aceitar o cancelamento da compra. Dependendo da política do desenvolvedor, ele pode ou não atender a sua solicitação. Os pedidos cancelados são automaticamente reembolsados ao usuário.

Atenção

  • Todos os produtos vendidos na Play Store que possam ser pré-visualizados antes da compra, como, por exemplo, toques musicais ou imagens fundo de tela, não são reembolsáveis.
  • Como já dito antes, no segundo método, não há nenhuma garantia de você conseguir o seu dinheiro de volta. Então ao testar um aplicativo, preste bastante atenção no tempo, 15 minutos.
  • Se você comprou um aplicativo, e não realizou o download do mesmo dentro de 2 horas, a compra é automaticamente cancelada.

Você gostou do artigo? Então não se esqueça de deixar seu comentário!

Mais sobre: cancelar compra reembolso
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo