Astrônomos encontram a maior estrela amarela já vista

As estrelas amarelas não são comuns, apenas uma dúzia delas foi encontrada em nossa Galáxia. A mais conhecida é a Rho Cassiopeiae.

Por | @oficinadanet Ciência

Na quarta-feira (13), o Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou a descoberta da maior estrela amarela já encontrada. Ela possui tamanho superior a 1300 vezes o diâmetro do Sol e é considerada uma das maiores estrelas já identificada até então.

Conforme cientistas do ESO, a estrela faz parte de um sistema composto por duas estrelas, sendo que uma de menor proporção está em contanto com uma de gigantesca. A HR 5171 A, como foi batizada, foi detectada pelo telescópio VLT (Very Large Telescope) e é um milhão de vezes mais brilhante que o Sol.

"As novas observações também revelam que esse gigante amarelo tem um companheiro, uma estrela menor muito próxima, com a qual forma um sistema estelar binário", relatou o astrônomo, que classificou a descoberta como "surpresa".

Astrônomos encontram a maior estrela amarela já vista

Leia também:

"As duas estrelas estão tão perto que se tocam, e o sistema parece um amendoim gigante", afirmou Olivier Chesneau, em um comunicado.

Até agora, os cientistas descobriram apenas dozes corpos celestes amarelos hipergigantes, sendo que um deles é o próprio Sol. O astro gigante está situado a pelo menos 12 mil anos-luz da Terra na constelação do Centauro. Os estudos realizados sobre a estrela amarela foram feitos através de uma técnica chamada interferometria.

Mais sobre: ciencia estrela amarela gigante
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar