Astrônomos encontram a maior estrela amarela já vista

As estrelas amarelas não são comuns, apenas uma dúzia delas foi encontrada em nossa Galáxia. A mais conhecida é a Rho Cassiopeiae.

Por | @oficinadanet Ciência

Na quarta-feira (13), o Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou a descoberta da maior estrela amarela já encontrada. Ela possui tamanho superior a 1300 vezes o diâmetro do Sol e é considerada uma das maiores estrelas já identificada até então.

Conforme cientistas do ESO, a estrela faz parte de um sistema composto por duas estrelas, sendo que uma de menor proporção está em contanto com uma de gigantesca. A HR 5171 A, como foi batizada, foi detectada pelo telescópio VLT (Very Large Telescope) e é um milhão de vezes mais brilhante que o Sol.

"As novas observações também revelam que esse gigante amarelo tem um companheiro, uma estrela menor muito próxima, com a qual forma um sistema estelar binário", relatou o astrônomo, que classificou a descoberta como "surpresa".

Astrônomos encontram a maior estrela amarela já vista