De acordo com dados divulgados pela DFC Inteligence, empresa que realiza pesquisas e análises para a indústria de games, cerca de US$ 25 bilhões foram arrecadados com vendas de games para PC em 2013, US$ 3 bilhões a mais que o valor obtido em 2012. Os jogos mais vendidos na plataforma foram LoL (League of Legends), que foi lançado ainda em 2009, e Dota 2, lançado somente em julho de 2013. Segundo a desenvolvedora Riot Games, League of Legends alcançou a marca de 67 milhões de jogadores em 2013, o que já é uma boa explicação para os valores obtidos no PC.

Em uma declaração ao site gameindustry.biz, o analista Jeremy Muller disse: "Acreditávamos que, com a falta de grandes lançamentos, o uso total teria uma baixa. No entanto, os principais títulos de 2012 continuaram a ter bom rendimento em 2013, e novos jogos como 'Battlefield 4' e 'Total War: Rome II' tiveram boas performances".

A empresa também relatou um crescimento considerável no tempo que os players passaram jogando em MOBA's que chegou a quase 1,8 bilhão de horas, enquanto os MMO's caíram para cerca de 500 milhões de horas. O jogo da Valve, Dota 2, foi o jogo que teve a maior taxa crescimento em 2013.

Veja também: Os 15 melhores jogos de 2014

A industria de games para PC tem grandes expectativas para 2013, já que a maioria dos jogos para a nova geração de consoles também serão lançados para a plataforma. Jogos como The Elder Scrolls Online, Watch Dogs, e um possível lançamento de uma versão de Grand Theft Auto V são as maiores apostas de lançamentos para PC em 2014.