Os pais que receberam cobranças de compras feitas por crianças na App Store devem receber o dinheiro de volta.

A Apple vai desembolsar US$ 32,5 milhões aos pais de crianças norte-americanas que tiveram compras realizadas por seus filhos sem o consentimento dos mesmos. O valor foi estabelecido em um acordo, anunciado nesta quarta-feira (15), entre a fabricante do iPhone e a  Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês).

Este acordo é uma vitória para os consumidores prejudicados pelas faturas injustas da Apple, e dá um sinal aos empresários: seja no mundo cibernético ou no shopping, as proteções fundamentais aos consumidores se aplicam", declarou a presidente da FTC, Edith Ramírez.

O acordo somente será realizado para consumidores norte-americanos, portanto, se você passou por um caso semelhante aqui no Brasil, não receberá o dinheiro de volta da mesma forma, e terá que recorrer aos métodos tradicionais. Ainda assim, há questionamentos sobre a forma de comércio da Maçã na App Store do Brasil, em que os preços são sempre mostrados em dólar. O Ministério da Justiça atualmente investiga a situação.

O montante que a Apple irá reembolsar é bem grande, o que nos leva a crer que algumas famílias tiveram prejuízos realmente significativos com essas compras acidentais. Histórias não faltam, como o caso de uma menina inglesa que gastou o equivalente a mais de R$4,3 mil no game Tap Pet Hotel, como lembra a própria FTC.

Em 2012, a Apple chegou a ser processada por vários pais por causa dos prejuízos causados por compras feitas por crianças.