Estamos na segunda semana de janeiro, no entanto não há período de férias para quem faz negócios como o Google, a Companhia tratou de anunciar sua primeira aquisição do ano, a Nest Labs, criadora de gadgets domésticos como: sensores, termostatos e detectores de fumaça. A jogada deixa claro que o Google quer adentrar no ramo de hardwares e, por isso, conta com dois veteranos nesta área, Tony Fadell e Marr Rogers.

A empresa Nest Labs foi fundada por Tony Fadell, Pai do iPod e também por Matt Rogers, em 2010. Em 2011, seu primeiro produto foi lançado, o Learning Thermostat, a suas vendas foram um sucesso. Já na segunda metade de 2013, a empresa lçançou o detector de fumaça/monóxido de carbono. O Google projeta ampliar gradativamente sua produção de hardwares e, com isto, a compra da Nest Labs faz-se uma grande prova deste desejo. A experiência de Tony Fadell será fundamental.

O anúncio da compra foi feito em 13 de janeiro, e o valor firmado é o segundo mais alto já registrado pelo Google (3,2 Bilhões de dólares), perdendo apenas para a transação com a Motorola (12,5 bi). A Nest publicou em seu blog, na pessoa de Matt Rogers, as seguintes palavras:

Hoje é, sem dúvida, um dia emocionante para todos nós da Nest, mas também é significativo para você, nosso cliente", "Estamos ansiosos para continuar nossa grande parceria e permanecer dedicados a você acima de tudo".

Em nota divulgada no blog oficial da companhia, Larry Page, CEO do Google, disse que Tony e Matt construíram uma enorme equipe e o Google está animado para acolhê-los.

"Eles já oferecem produtos que você precisa comprar agora - termostatos que economizam energia e alarmes de fumaça, que podem manter sua família segura. Estamos animados em levar grandes experiências a mais casas e em mais países", disse Larry Page. Por hora, Tony Fadell segue no comando da empresa.

O Google pode agora colocar o dedo em produtos de uso doméstico e aprimorar com sua tecnologia todos estes produtos, em contrapartida, vai aprender com dois experientes criadores de hardware, a fim de produzir novos produtos. Lembrando que o tablet Nexus, os Chromebooks e até o Google Glass já são realidade.