Google faz do Android um sistema automotivo que vai estar presente nos carros Audi, GM, Honda e Hyundai a partir deste ano. Com o objetivo de acessar aplicativos sincronizados com smartphones através de comandos de voz, a iniciativa é excelente para reduzir incidentes acontecidos por imprudência ao utilizar o celular enquanto dirige.

A Open Automotive Alliance é fruto da parceria entre as montadoras mundiais, Nvidia e o Google. Com vista em acelerar o crescimento do mercado tecnológico para o setor automotivo, o plano da OAA é implantar o sistema já este ano.

Quanto aos aplicativos que poderão ser baixado pelo sistema Android nos automóveis, ainda não há nada em específico - pelo menos por parte do Google, mas é certo que eles serão exclusivos para otimizar a utilização do veículo e ajudar ao motorista nos quesitos: segurança e mobilidade. Waze e Maps são dois apps quase certos; Quem sabe até o "Google Drive", que tal? 

Em nota a Open Autimotive Alliance disse que "A plataforma aberta vai permitir que montadoras tragam tecnologia inovadora para os motoristas, além de criar oportunidades para desenvolvedores".

A empresa tem focado esforços na melhoria do transito, em maio o Google já teve aprovação nos testes que realizou com um carro totalmente sem motorista e passou a ter permissão para intensificar ainda mais o processo de automatização veicular. Já pensou em ter um carro que dirige para você?