O tempo passa e os documentos vazados por Edward Snowden ainda revelam muitos detalhes sobre o controle da inteligência americana no mundo. O jornal alemão Der Spiegel, em setembro do ano passado, revelou que a agência possuía acesso aos smartphones, porém, não mencionou mais detalhes. Agora, de acordo com a Forbes, a NSA conta com acesso total dos iPhones através de um programa denominado "DROPOUTJEEP".

Com isso, seria possível gravar e acessar arquivos remotamente de iPhones, bem como recuperar SMS, lista de voz, geolocalização, correio de voz, captura de câmera e de sons pelo microfone e também localizar a torre do celular.

As informações surgiram do 30C3 (30° Chaos Communication Congress), durante o discurso "Proteger e Infectar - a militarização da internet" de Jacob Applebaum. Conforme o palestrante é necessário uma grande variedade de métodos para invadir dispositivos iOS para poder alcançar a taxa de 100%. Assim, ele especula que a própria Maçã poderia estar facilitado o controle da NSA. 

A Apple, em resposta, enviou uma declaração ao site CNTE: "A Apple nunca trabalhou com a NSA para criar uma 'backdoor' em qualquer de seus produtos, incluindo o iPhone. Adicionalmente, não temos qualquer conhecimento desde suposto programa da NSA que teria como alvo nossos produtos. Nós nos importamos profundamente com a privacidade e a segurança de nossos clientes. Nossa equipe está continuamente trabalhando para tornar nossos produtos cada vez mais seguros, e facilitamos a nossos clientes manter seus softwares sempre atualizados como os mais recentes avanços."

O jornal alemão Der Spiegel salienta que o iOS não é o único sistema operacional espionado pela agência. A NSA também teria acesso a alguns dispositivos que rodam com o Android e também BlackBerry. A Forbes revelou que a NSA estaria interceptando alguns notebooks comprados pela internet para instalar spyware e após entregar normalmente aos compradores.

O discurso de Applebaum pode ser visto na íntegra no YouTube. Veja: