A virada de ano é sempre uma grande festa em todos os lugares do mundo - em alguns lugares como a China, mais cedo que nos demais, todavia, hackers trataram de colocar "água no Chopp" de alguns usuários do app social Snapchat. Na verdade não são alguns, são muitos, mais de 4,6 milhões de nomes e seus respectivos telefones foram divulgados abertamente através de um site, SnapchatDB.info. obs: O site já está fora do ar.

A maior preocupação acontece pelo fato de que a grande maioria destes usuários utiliza os mesmos dados para acessar outras contas em redes sociais, e-mails, contas bancária e muito mais.

Em uma nota emitida ao site TechCruch, os hackers disseram que o vazamento destas informações visa alertar os donos de novos app a investir em segurança de suas informações: "É completamente compreensível que startups de tecnologia tenham recursos limitados, mas segurança e privacidade não devem estar em segundo plano." 


Fonte: Techcruch

A nota ainda diz:

Nosso principal objetivo é aumentar a consciência pública sobre a forma como as imprudentes empresas de internet tratam as informações de seus usuários. Este é uma meta secundaria para eles. Você não gostaria de comer em um restaurante que gasta milhões de decoração, mas não investe quase nada em limpeza."

Talvez algo que nos faz crer que os nomes e números foram divulgados apenas como alerta aos criadores do aplicativo é, que, os dois últimos números do telefone e os dois caracteres finais do username foram ofuscados para não favorecer "Spams e abusos".

O site The Next Web fez uma pesquisa WHOIS no domínio do SnapchaDB e descobriu que o registro do site foi feito em 31 de dezembro e o contato está localizado no Panamá, no entanto os nomes estão protegidos. Você usa o Snapchat? Usa outros apps e serviços com mesmo user e telefones? Cuidado.