A atualização do sistema operacional móvel Windows Phone contará com uma central de notificação e comandos de voz aos smartphones da linha Nokia Lumia, disse o The Verge. O Windows Phone 8.1 será lançado em abril de 2014 durante a tradicional conferência de desenvolvedores da empresa, chamada Build Developer Conference.

A assistente pessoal será semelhante a Siri, da Apple. Ela também terá nome de mulher: Cortana. De acordo ainda com o site, a Microsoft poderá substituir a ferramenta de pesquisa Bing pela Cortana, igualmente acontece no iOS, que não possui atalho para pesquisa na web. 

 As tarefas do dia a dia poderão ser lembradas pela assistente pessoal, assim como acontece no Google Now.

Um recurso semelhante ao estilo Android poderá aparecer também na atualização do sistema operacional da Microsoft, ou seja, uma barra de notificação que facilita o acesso às redes sociais e alertas de aplicativos.

A publicação ainda diz que a Microsoft está desenvolvendo outros recursos, como um controle de volume separado, que permite ao usuário ajustar o áudio do toque de chamada independentemente do som de reprodução usado em outras mídias.