De acordo com um artigo apresentado por um grupo de estudiosos da Universidade da Pensilvânia, a Terra é a grande responsável por toda a vida existente no sistema planetário. Conforme o portal RT, os autores do estudo sugerem que a vida fora do nosso planeta pode ter evoluído a partir de micróbios terrestres que teriam chegado a outros locais a partir de pedras que teriam sido lançadas em virtude dos fortes impactos de meteoritos contra a Terra.

A publicação cita também que o estudo está baseado na teoria da panspermia cósmica, que foi sugerida na Grécia, por volta do século V a.C., que diz que as formas de vida chegaram ao nosso planeta deste mesmo modo. 

No entanto, os atuais estudos dizem que a Terra pode ter fornecido material orgânico para o espaço a partir de gigantescos impactos, como por exemplo, o que teria causado a extinção dos dinossauros.

A explosão do meteoro que pode ter liquidado com os dinossauros teria lançado 70 milhões de toneladas de pedras ao espaço, algumas delas podem ter parado em outros corpos celestes do sistema solar, estas, carregadas de micróbios terrestres.