As promoções do final do ano já estão por todo lado, e uma das melhores e mais populares pelos internautas é a Black Friday. Esta promoção já é uma tradição nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil somente em 2010, e acontece no dia de ação de graças nos Estados Unidos. E porque esta promoção é tão boa e popular assim? Simples, porque são 120 lojas participantes (no Brasil) e elas oferecem grandes descontos.

A edição da Black Friday deste ano terá início a meia-noite do dia 29 de novembro e ela dura apenas 24 horas, por isso, é bom tomar alguns cuidados na hora de fazer suas compras pela internet. Se você pretende fazer compras durante a Black Friday em sites brasileiros, ou internacionais mesmo, confira uma lista com 7 dicas para aproveitar muito bem as promoções e não cair em nenhuma cilada ao comprar produtos pela internet.


Visite o site oficial

Você terá apenas 24 horas para aproveitar todas as ofertas da Black Friday, por isso, programe-se com antecedência. Todas as lojas que estão participando da promoção estarão reunidas no site oficial da Black Friday, acesse o site para verificar as promoções: www.blackfriday.com.br, ou clique aqui.

Todas as ofertas das 120 lojas que estão participando da promoção estão cadastradas no site, com um sistema rigoroso de segurança para que somente ofertas verdadeiras sejam exibidas ao usuário. O acesso ao site oficial é uma ótima maneira de fugir das "ofertas maquiadas" (falsos descontos) e também de comprar somente em lojas com boas reputações.

Compare preços

Comparar os preços é um habito comum dos internautas. Porém, quando o desconto é muito grande alguns usuários se esquecem de comparar preço. E infelizmente, a uma prática que se tornou comum em grandes eventos como a Black Friday. É a de aumentar artificialmente os preços e dar falsos descontos durante o evento. Por isso é bom usar sites que comparam o preço de produtos antes da compra, como o Zoom

Fuja dos horários de pico

Uma enorme quantidade de usuários tem o costume de acessar os sites participantes da promoção nas duas primeiras horas, entre 0 e 2 horas, e nas horas de almoço, entre 12 a 14 horas.

Quando uma grande quantidade de usuários acessa o mesmo site, pode haver lentidão e travamento no site. Caso isso aconteça com você, tente acessar o site mais tarde ou acesse outro site.

Verifique se a conexão é segura

Outro item que deve ser observado na hora da compra, é a verificar se a conexão é segura. Deve observar a segurança da conexão especialmente no momento da compra, quando o usuário tem que fornecer dados pessoais como CPF e número do cartão de crédito.

É possível identificar facilmente a segurança da conexão através do selo de segurança, geralmente aparece no rodapé da página, ou do lado esquerdo da URL do site, um cadeado verde. Além deste cadeado verde, a URL do site deve vir acompanhada da letra S, formando, assim, a sigla HTTPS.

Identifique quais produtos estão com desconto

Não custa reforçar: se uma loja participa da Black Friday, isso não significa que todos seus produtos estão em promoção. A loja escolhe alguns produtos ou algumas categorias que vão participar da promoção.

Para ter acesso somente aos produtos qu estão em promoção, eu recomendo acessar o site oficial da promoção (acesse o site aqui), pois lá, estarão somente os produtos em promoção. Você pode, também, procurar hotsites montados especialmente para a Black Friday.

Selo Black Friday Legal e código de ética

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um código de ética que deve ser seguido pelas lojas que participam da Black Friday no Brasil. Estas normas servem para garantir que as promoções sejam reais.

As ofertas das lojas que estiverem de acordo com o Código de Ética, poderão ser identificadas com o selo "Selo Black Friday Legal", isso indica que a promoção é verdadeira.

Lista negra do Procon

Apesar destas lojas não estarem participando da Black Friday, não custa conferir as lojas que estão na lista negra do Proncon. Confira a lista clicando aqui.