Há alguns meses noticiamos que um grupo chamado "Defense Distributed" havia criado uma arma de plástico impressa em uma impressora 3D. Na ocasião todos nós já tivemos a mesma "impressão": Estas impressoras 3D serão usadas por pessoas que não devem.

Pois bem, esta semana a empresa Solid Comcepts publicou em seu blog, um vídeo mostrando um projeto impresso em 3D de uma arma em metal. A arma é uma pistola de domínio público, criada em 1911. Segundo o escritor do site, "ela funciona muito bem". A arma é construída com 30 peças de aço.

A impressora usada pela Solid Comcepts não é a mesma impressora comum 3D que já vimos funcionando, trata-se de um sintetizador de metais que pode construir as peças que foram usadas para criar a réplica da arma. A empresa frisa que o cenceito de sintetizar metais, tem como objetivo alçar voos muito maiores e criar objetos metálicos de uso comum. Veja o vídeo:

Apesar de criar uma arma para a demonstração, a Solid Comcept quer mostrar que a sinterização de metais pode ser um excelente recurso industrial para o futuro. O relator disse ainda que foram necessárias intervenções manuais para a finalização da usinagem do material para deixá-lo perfeito; Fazendo isto, reforça que o projeto não quer criar armas em massa.