Na quinta-feira (07), astrônomos anunciaram a descoberta de um asteroide que possui várias caudas giratórias. O estranho asteroide foi detectado pelo telescópio espacial Hubble, da Agência Espacial Americana, Nasa, entre Marte e Júpiter.

De acordo com os cientistas, o asteroide não é semelhante a maioria deles, já que não se parece com um ponto de luz, mas sim, possui seis caudas de poeira parecidas com as dos cometas.

"É difícil de acreditar que estamos olhando para um asteroide", disse o principal pesquisador, David Jewitt, professor do Departamento de Ciências da Terra e do Espaço na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Ficamos assombrados quando o vimos. Surpreendentemente, as estruturas de sua cauda mudam dramaticamente em apenas 13 dias à medida que libera poeira", acrescentou.

O intrigante objeto recebeu o nome de P/203 P5, e os cientistas acreditam que ele esteja cuspindo poeira por pelo menos cincos meses. A explicação que os cientistas encontraram é que o asteroide pode ter girado a uma velocidade muita alta e por esta razão começou a se desintegrar.

Jewitt disse também que o asteroide pode ter se originado da colisão de um asteroide 200 milhões de anos atrás.

"Na astronomia, onde você encontra um, acaba encontrando mais um montão", afirmou. "É um objeto surpreendente e quase com certeza será o primeiro de muitos outros", disse ainda.

Asteroide com seis caudas intriga pesquisadores