Enquanto o Google não revela o seu Android 4.4 KitKat, muitas informações sobre o sistema operacional surgem na mídia. Desta vez, um documento confidencial do Google que foi compartilhado com empresas que fabricam dispositivos móveis Android acabou vazando.

Segundo o Engadget, o arquivo sugere que o novo KitKat virá com suporte para os óculos de realidade aumentada Google Glass e também para relógios inteligentes, porém, o seu grande alvo ainda são os tablets e smartphones.

Conforme o manual, o sistema "otimiza o uso de memória em cada componente principal" e ainda vai colaborar com os desenvolvedores a criar aplicativos inteligentes capazes de consumir menos memória. A intenção é que o software possa se adequar bem tanto em aparelhos topo de linha, como também em dispositivos menos complexos.

No documento vazado também consta detalhes sobre melhorias na conexão Bluetooth, o que poderia permitir o uso de novos acessórios e dispositivos de input, e ainda usar infravermelho para controlar televisões e outros aparelhos do tipo.

O sistema operacional também seria capaz de armazenar alguns dados para uso com sistemas de NFC, como cartões de crédito, passagem de ônibus e outros cartões que são usados pelos usuários.

O Android KitKat também terá a função de transformar o aparelho do usuário em um "controle remoto" e oferecer várias tarefas. Além disso, poderá contar com suporte para três novos tipos de sensores: vetor de rotação geomagnética, detector de passos e contador de passos.

De acordo com o relatório, as ferramentas citadas terão maiores funcionalidades quando a gigante lançar os seus primeiros relógios inteligentes.

O modelo de tela cheia do sistema também sofrerá mudanças, facilitando assim, o  trabalho dos desenvolvedores no momento de acrescentar novas interfaces. A barra de navegação não ficará mais visível em todos os momentos, como já ocorre em computadores.

O site ETNews, da Coreia do Sul, vai ainda mais além, ele diz que o Kitkat terá grande foco nas Smart TVs.

O Google não confirmou qualquer informação sobre o seu sistema operacional.

O novo Android deverá ser apresentado no final de novembro, ocasião que também deverá ser apresentado o smartphone Nexus 5.