A Agência nacional de segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) pode ter invadido data centers do Google e Yahoo! em todo o mundo. As recentes informações foram divulgadas por Edward Snowden, o ex-gerente da CIA, que foi o responsável por revelar o esquema de espionagem internacional da operação PRISM no ano passado. O Jornal The Washington Post cita que demais oficias confirmaram a veracidade das informações.

A NSA teria grampeado os links, e com isso, coletado dados de milhares de usuários, incluindo os próprios americanos.  Mesmo sem ter permissão para investigar cidadãos americanos, de acordo com o Post, a NSA "guarda muita coisa" sobre eles.

Conforme um documento datado de 9 de janeiro de 2013, os diretórios da NSA mandaram milhares de relatórios das redes internas do Google e também Yahoo! por dia para os data centers da agência na sede localizada em Fort Meade.  Nos 30 dias anteriores ao documento, os processadores coletaram 181.280.466 milhões de registros, incluindo quem enviou e recebeu e-mails, e também conteúdos de texto, áudio e vídeo.


Foto: The Washington Post

A ferramenta usada no esquema de espionagem é chamada de Muscular, um projeto em parceria com a agência de segurança britânica (GCHQ).

Os representantes da Casa Branca e do escritório da Diretoria Nacional de Inteligência negaram prestar qualquer tipo de esclarecimento por que a agência grampeou os data centers.

O Google, através de nota, disse que está "perturbado com as alegações de que o governo intercepta o tráfego entre data centers", e garantiu que não estava ciente da atividade. "Há tempos estamos preocupados com a possibilidade desse tipo de intromissão, motivo pelo qual continuamos a estender a encriptação pela web e pelos links e serviços do Google", continua a nota da gigante.

"Temos controles estritos em funcionamento para proteger a segurança de nossos data centers, e não demos acesso aos nossos data centers à NSA nem a nenhuma agência do governo", disse uma porta-voz do Yahoo!.

NSA nega invasão

"A NSA não invade nenhuma base de dados. Seria ilegal fazer isso. Posso afirmar que não temos acesso aos servidores do Google e Yahoo. Só fazemos por meio de ordem judicial", disse o diretor da NSA, general Keith Alexander em um evento sobre cibersegurança na capital Washington. "Tudo o que nós fazemos com esses servidores, as companhias trabalham conosco. Elas são obrigadas a trabalhar conosco. O tribunal não diz 'Por favor, vocês podem trabalhar com eles e enviar dados?'. Isso é uma obrigação. São requerimentos específicos feitos por ordens judiciais", prosseguiu o general.