Na última sexta-feira (25), o médico Miguel Pedroso utilizou um equipamento extra para realizar uma cirurgia no sistema digestivo: um Google Glass. De acordo com o médico, esta é a primeira cirurgia no Brasil realizada com os óculos do Google. O procedimento aconteceu no Hospital São Camilo, em Salto (SP).

O médico foi responsável por coordenar uma colectomia videolaparoscópica (retirada do intestino grosso), com apoio de uma equipe do Instituto Lubeck, de Itu (SP). Conforme Miguel, usar o Glass é a maneira mais prática de transmitir conteúdo em tempo real, já que dispensa qualquer outro tipo de equipamento, como os tripés.

Médico registra cirurgia em SP utilizando um Google Glass

Com isso, a cirurgia foi transmitida em tempo real para médicos que acompanham em outra sala do hospital. "Estamos em fase de testes. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo que obedeça ao comando de voz para a exibição de um videoatlas para o cirurgião que realiza a operação e, simultaneamente, faça a transmissão de imagens da cirurgia para outros médicos conectados ao sistema", diz Miguel.

O aplicativo citado pelo médico já está sendo desenvolvido pela empresa Onoffre Consulting, que cedeu os óculos para o teste. "Será um importante instrumento de preceptoria de cirurgiões, reduzindo custo, tempo e distância, o que é fundamental para um país de dimensões continentais como o nosso", disse ainda Miguel Pedroso.

Médico registra cirurgia em SP utilizando um Google Glass