Comprar pela internet com certeza é uma grande comodidade, seja pelos produtos ou pelo preço mais em conta a compra na internet é bastante popular nos dias atuais. A grande maioria das grandes lojas, como Americanas, Ponto Frio e Walmart, possuem além das sua próprias lojas físicas, lojas virtuais (e-commerce). Estas lojas virtuais permitem que o usuário compre os produtos da loja sem sair do sofá de sua casa.

Seja qual for o tipo de produto, você deve encontrá-lo para comprar na internet. A mais nova "moda" na internet, é a compra coletiva. Estes sites, basicamente, tem como objetivo vender uma grande quantidade de um produto ou serviço para o maior número de pessoas possíveis, oferecendo descontos para o produto ou serviço, em alguns casos, extremamente atrativo.

Entenda um pouco mais

Os sites de compra coletiva não deixam de ser um site de e-commerce. O principal objetivo destes sites é, oferecendo grandes descontos, vender uma grande quantidade de um certo produto ou serviço, em vários estabelecimentos das cidades (geralmente nos estabelecimentos das grandes cidades).

Para a compra se tornar realidade, é necessário atingir um número mínimo de compras, ou de clientes, em um prazo estipulado pelo site. Normalmente as ofertas ficam disponível no site por mais ou menos três dias e dificilmente a oferta volta ao site. Se o número de compras for igual ou maior que o número mínimo, a oferta passa a ser válida. Então o cliente que comprou a tempo, recebe em seu e-mail um cupom de desconto. Este cupom serve para que o cliente possa usufruir do desconto, que pode chegar em até 90%.

Algumas informações, digamos mais importantes, ficam muito bem visíveis para o usuário, como: tempo para o término da oferta, quantidades de vendas, porcentagem de desconto, validade da oferta, entre outros.


Exemplo de anúncio em site de compra coletiva

A loja não paga para anunciar seus produtos ou serviços no site, porém, cerca de 40% da venda fica com o site.

Exemplos de sites de compras coletivas

Conheça três sites de compras coletivas que se destacam pela grande variedade de produtos nas mais diversas cidades do Brasil.

Peixe Urbano

Groupon

ClikOn

Produtos mais vendidos

Dentre os produtos mais vendidos estão refeições em restaurantes, estadia em pousadas e cuidados em salões de beleza. A também outros produtos digamos um pouco diferentes para serem vendidos pela internet, dentre eles estão viagens de helicóptero, diária no motel, passeio de caiaque, campeonato de paintball, curso de pompoarismo, entre outros.

Cuidados na hora da compra

A idéia das compras coletivas é realmente boa, ainda mais com produtos com grandes descontos. Porém, como qualquer outra compra online é preciso ter alguns cuidados.

Evite compras por impulso

Para fazer uma compra segura, principalmente para intender todos os termos e como funciona você fará para resgatar o desconto, é necessário ler atentamente as condições da compra. Ai você pode avaliar se elas atendem as suas necessidades.

Fique atento a validade do desconto

É bom que você preste bastante atenção na validade do cupom de desconto antes da compra. O tempo do cupom de desconto pode variar de semanas a anos.

Se desistir da compra

Se você se arrepender da compra, o cupom pode ser devolvido em no máximo sete dias, com a garantia prevista na lei nº 49 do CODECON (Código de Defesa do Consumidor) de ressarcimento do valor pago.

Caso a empresa não informe o direito do arrependimento, envia um e-mail requisitando a devolução do dinheiro pago, ou use a página de contato, se disponível.

Cupom de desconto

Se em 24 horas após a validação da oferta não for recebido em seu e-mail o cupom de desconto, entre em contato com o site. Lembre-se que se o número mínimo de compras não for atingido, o valor deve ser devolvido automaticamente.

Procure saber se há algum tempo estipulado para a impressão do cupom, ou se ele pode ser mostrado através do celular, smartphone ou até mesmo no tablet. 


A compra coletiva é sem dúvidas um ótimo negocio, com descontos de até 90% qualquer um pode cair em tentação facilmente. Agora que conhece um pouco mais sobre compras coletivas, aproveite e procure ofertas na sua cidade.

O que você acha deste tipo de compra? Ainda ficou algumsa dúvida? Deixe seu comentário, ou sua pergunta!