Brasil tem a tarifa de telefonia móvel mais cara do mundo

Em relatório da UIT, Brasil aumenta nota, porém, ainda tem o valor mais alto de tarifa de celular.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Nesta segunda-feira (07), a União Internacional de Telecomunicações divulgou o seu relatório anual sobre o setor de telefonia do mundo todo. De acordo com o documento, o Brasil, em 2012 estava na 62ª posição entre os países mais desenvolvidos no que se refere à sociedade da informação. Vale notar que país, em 2011, estava na posição de número 60. Conforme a UIT o Brasil está incluído entres os países que "fizeram mais progressos quando se trata de desenvolvimento das TIC". Com isso, a nota passou de 4,50 para 5,00 neste relatório.

A banda larga móvel, em todo o mundo, em especial no Brasil, continua sendo o serviço de TIC com maiores taxas de crescimento. No ano passado, o crescimento dos serviços de banda larga móvel esteve na taxa de 40%, a nível mundial. Porém, agora existem duas vezes mais assinaturas de banda larga móvel que assinaturas de fixa em todo o mundo. O relatório indica que no Brasil, a chegada da banda larga móvel aumentou de 22% em 2011 para 37% ao final do ano passado.

No que diz respeito ao desenvolvimento da TIC, a Coréia do Sul está no topo do ranking, pelo terceiro ano consecutivo. A Suécia está em segundo lugar, após a Islândia, Dinamarca, Finlândia e Noruega. A Holanda, o  Reino Unido, Luxemburgo e Hong Kong (China) também estão classificadas nas dez principais posições.

O relatório da UIT indica que a absorção das tecnologias de informação e comunicação em crescimento no mundo todo. Um dos motivos para isso é a queda nos preços dos serviços de telefonia e de internet banda larga. Conforme o documento, nos últimos quatro anos os preços de banda larga fixa caíram 82%. Até 2013, de acordo com a previsão da UIT, quase 40% da população do mundo terá acesso à internet. 

A UIT indicou no documento que no Brasil, o número de moradias com computador subiu de 45% para 50% no final de 2012. Em relação ao acesso à internet, o aumento foi de 38% para 45% no mesmo período.

No que diz respeito a tarifa de celular, o Brasil possui a mais cara do mundo. O documento aponta que uma ligação de um celular para outro da mesma operadora , o custo médio é de 71 centavos de dólar por minuto no país. Em países como Bangladesh e Hong Kong, o custo médio é de apenas 2 centavos de dólar. Em Portugal, o valor é de 25 centavos de dólar, na Espanha, por sua vez, o valor cai para 15 centavos de dólar.

Os dados do relatório são referentes ao ano de 2012.

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
MAIS SOBRE UIT Brasil relatório
RecomendadoEnquete
Qual navegador você usa?
Chrome(36,97%)
Edge(28,57%)
Firefox(8,40%)
Opera(12,61%)
Safari(13,45%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários