A partir desta terça-feira (1º), o governo dos Estados Unidos irá paralisar a maioria das atividades da Agência Espacial Americana (Nasa), no entanto, o presidente Barack Obama garantiu que isto não irá atrapalhar o controle da missão da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

"A Nasa vai encerrar (as atividades) quase que totalmente, mas o controle da missão permanecerá aberto para apoiar os astronautas que servem na Estação Espacial", disse Obama.

De acordo com o site Space.com, nesta terça-feira, dia em que a Nasa está completando 55 de existência, dos 18 mil funcionários que trabalham na Agência, apenas 600 continuam em atividade.

Vale notar que a mobilização por parte dos funcionários está ligada a paralização federal que está acontecendo após o Congresso não aprovar um orçamento sobre os gastos do governo. Assim, todos os serviços considerados não essenciais estão suspensos.

A Nasa disseque o número limitado de funcionários será mantido para "garantir a segurança da vida humana e proteger a propriedade".

Atualmente, seis tripulantes fazem parte da Expedição 37 da ISS, os americanos Michael Hopkins e Karen Nyberg, o italiano Luca Parmitano e os russos Oleg Kotov, Sergey Ryazanskiy e Fyodor Yurchikhin, responsável por comandar a missão.

Pelo Twitter, a Nasa informou que "devido à paralisação governamental, todas as atividades e os eventos públicos da Nasa serão cancelados ou adiados até novo aviso. Desculpe-nos pela inconveniência". Outro post diz: "Desculpe-nos, mas não vamos twittar/responder a comentários durante a paralisação governamental. Voltamos assim que possível".

O Facebook da Agência também não estava ativo nesta terça-feira. "Devido ao lapso de financiamento do governo federal, este site não está disponível. Lamentamos sinceramente por esse inconveniente. Para obter informações sobre os serviços públicos disponíveis, visite o USA.gov", dizia apenas o aviso na rede social.