Facebook corrige bug que permitia deletar fotos de qualquer usuário da rede social

Um indiano, pesquisador de segurança, recebeu uma bela quantia em recompensa da maior rede social por ter descoberto um bug que permitia um usuário do Facebook deletar fotos de qualquer outro usuário da mesma, mesmo que esse não fosse da sua lista de amigos.

Por | @oficinadanet Segurança digital

A maior rede social do mundo recompensou um pesquisador de segurança com a quantia de US$ 12,5 mil por ele ter encontrado um bug no Facebook, o mesmo permitia aos usuários apagar qualquer foto da rede, mesmo que a foto não fosse de um amigo seu.

Essa até então é a mais alta recompensa já paga pelo Facebook a uma pessoa que ajuda a descobrir falhas na rede social. De acordo com o pesquisador de segurança, Arul Kumar, a falha descoberta por ele estava no sistema mais fraco do painel de controle do Facebook, o sistema de denúncias.

Ainda conforme relato de Kumar, era muito simples você apagar uma foto de qualquer usuário da rede social, onde bastava denunciar a foto em questão como inapropriada. No painel de controle, o usuário pode ver o status das denuncias que realizou, sendo que se o Facebook não retirar do ar o conteúdo que fora denunciado, a rede social “oferecia” um link para fazer o mesmo pedido a pessoa que postou o conteúdo e nesse pedido havia um botão para apagar o conteúdo.

Segundo o pesquisador, esse link que permitia a falha, onde ele relatou que mudando alguns números na URL do link, o usuário poderia gerar para um segundo perfil o botão para apagar conteúdos de qualquer usuário da rede social, sem que esses jamais soubessem quem foi que apagou a sua imagem, onde apenas iria verificar que a mesma não estava mais no ar.

Para provar a sua descoberta, Arul Kumar usou o perfil do próprio cofundador do Facebook para mostrar o erro, mas claro que não apagou a imagem da conta de Mark Zuckerberg. Vale salientar que o erro já foi corrigido.

Mais sobre: Facebook rede social bug
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo