A Terra passará por uma nova tempestade solar nesta semana

Nosso planeta será atingido nas próximas horas por uma forte nuvem de partículas superaquecidas vinda do Sol, mais conhecida como "tempestade solar".

Por | @oficinadanet Ciência

Muito em breve deverá ocorrer uma forte tempestade solar na Terra. Uma forte erupção solar enviou ao nosso planeta uma enorme nuvem de partículas superaquecida nesta última terça-feira, 20 de agosto.

Essas nuvens de partículas geralmente levam entre dois a três dias para atingirem no planeta, ou seja, entre hoje e amanhã, 23 de agosto, essa grande nuvem deverá atingir o campo magnético da Terra, quando a partir daí acontece o fenômeno conhecido como tempestade solar, que poderá causar danos em aparelhos eletrônicos, satélites, GPS, linha de transmissão de alta tensão e transformadores, além de outros aparelhos, sem causar riscos imediatos para a saúde das pessoas que estiverem em solo firme, apenas poderá atingir astronautas que estiverem fora da Estação Espacial e pilotos de aviões de caça que estiverem em vôos com rota transpolar, esses sim poderão ser prejudicados.

A Terra passará por uma nova tempestade solar nesta semana

Como já descrevemos aqui mesmo em nosso site, esse é um fenômeno normal, que ocorre com ciclos de atividades solares de aproximadamente 11 anos e o auge deste ciclo será agora em 2013, também conhecido como “Máximo Solar”, onde os campos magnéticos se invertem e novos buracos aparecem perto dos pólos. 

Leia também: O que é uma tempestade solar

A Terra passará por uma nova tempestade solar nesta semana

De acordo com astrônomos, estes ciclos são muito importantes, pois ajudam a entender na compreensão do clima espacial e como ele nos afeta.

Mais sobre: Ciência tempestadesolar Sol
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo