Muito em breve deverá ocorrer uma forte tempestade solar na Terra. Uma forte erupção solar enviou ao nosso planeta uma enorme nuvem de partículas superaquecida nesta última terça-feira, 20 de agosto.

Essas nuvens de partículas geralmente levam entre dois a três dias para atingirem no planeta, ou seja, entre hoje e amanhã, 23 de agosto, essa grande nuvem deverá atingir o campo magnético da Terra, quando a partir daí acontece o fenômeno conhecido como tempestade solar, que poderá causar danos em aparelhos eletrônicos, satélites, GPS, linha de transmissão de alta tensão e transformadores, além de outros aparelhos, sem causar riscos imediatos para a saúde das pessoas que estiverem em solo firme, apenas poderá atingir astronautas que estiverem fora da Estação Espacial e pilotos de aviões de caça que estiverem em vôos com rota transpolar, esses sim poderão ser prejudicados.

Como já descrevemos aqui mesmo em nosso site, esse é um fenômeno normal, que ocorre com ciclos de atividades solares de aproximadamente 11 anos e o auge deste ciclo será agora em 2013, também conhecido como "Máximo Solar", onde os campos magnéticos se invertem e novos buracos aparecem perto dos pólos. 

Leia também: O que é uma tempestade solar

De acordo com astrônomos, estes ciclos são muito importantes, pois ajudam a entender na compreensão do clima espacial e como ele nos afeta.