As lojas de aplicativos estão cheias de opções em aplicativos com o prefixo "insta" e o sufixo "gram" no seu nome. Basta vagar pela App Store, Windows Store e Google Play para se deparar com centenas de aplicativos que querem "ser" como é o Instagram e também fornecem ferramentas que trabalham em conjunto ao mesmo.

De olho em aplicativos que utilizam nomes, a logo e até os filtros muito semelhantes ao "original", o Instagram fez alterações na lista de diretrizes para tentar reservar a marca da melhor maneira. Mesmo assim, eles encorajam outras empresas a tentar encontrar um nome impactante que gere sucesso como aconteceu com os filtros para fotos mais popular do mundo.

Fazer & Não Fazer

O Fecebook, dono do Instagram, acrescentou o item "Fazer & Não Fazer" nas diretrizes do aplicativo. Nele constam alguns avisos: Não utilizar os termos "instagram", "insta", "gram", "IG". Utilizar uma logo parecida com a já conhecida câmera também não será mais permitido. Apesar da medida dura contra as cópias, o prazo para que os outros aplicativos façam as alterações é bastante "tranquilo".

Insta ou gram, só no Instagram

Vale lembrar que da mesma maneira que os programas não-oficiais com termos semelhantes ao Instagram podem usar da marca para se popularizar, outros trabalham em conjunto com o App. Portanto, é certo que teremos em breve novos apps para postar imagens filtradas na internet ou muitos dos existentes vão simplesmente deixar de existir.