A NSA, agência de segurança americana, afirmou que fiscaliza apenas uma parcela irrisória do tráfego da internet. Após muitas denúncias, a agência publicou um relatório alegando que os dados coletados das comunicações do mundo podem ser comparados com "uma agulha no palheiro".

"Segundo informações, a internet carrega 1.826 Petabytes de dados por dia. E em sua missão, a NSA acessa apenas 1,6% disto. No entanto, desses 1,6%, somente 0,025% são de fato selecionados para verificação. O efeito das análises da NSA na web representam apenas 0,00004% do tráfego mundial", diz a agência em documento. 

A NSA, no documento de sete páginas, também nega o uso de inteligência internacional para burlar as leis em determinadas ocasiões. A agência cita que em todas as suas atividades "respeitam a privacidade e a liberdade individual das pessoas". 

De acordo com o documento emitido pela NSA,  o compromisso com a segurança faz com que os técnico da agência reportem qualquer eventualidade que surja de forma fora da lei.