Estamos na eminência da E3 2013, a maior e mais importante feira de games do mundo que chega à sua 19ª edição e promete chacoalhar o mundo com suas novidades em consoles e games de hiper definição de imagem. Mas afinal, o que esperar deste grande evento?

Antes de mais nada, vamos saber um pouco mais do motivo para qual a feira é a mais importante do mundo. Antes da Eletronics Enterteinment Expo (E3), as novidades de games e videogames eram apresentadas durante outra importante feira no mundo dos eletrônicos, a Consumer Eletronics Show (CES). Foi em 1995 que os games ganharam um dia e um espaço só para eles, uma feira voltada inteiramente para novidades voltadas para este segmento.

 

Veja uma lista de produtos marcantes apresentados na E3 durante estes quase vinte anos:

  • 1995 - Playstation;
  • 1996 - Nintendo 64;
  • 2000 - Playstation 2;
  • 2001 - Xbox;
  • 2002 - Xbox Live da Microsoft;
  • 2003 - PSP da Sony;
  • 2004 - Nintendo DS;
  • 2005 - Playstation 3 e Xbox 360;
  • 2006 - Revolução com apresentação do Nintendo Wii. Game como GTA 4 foram apresentados para PS3;
  • 2010 - Sony apresenta o Move para Playstation 3, completamente ofuscado pela apresentação do Project Natal (Hoje Kinect) da Microsoft;
  • 2011 - Nintendo apresenta o Wii U e a Sony apresenta o Playstation Vita;
  • 2012 - Apresentação de games para o Wii U e o lançamento do console após a feira.

2013: Ano da nova geração de consoles

A Microsoft já realizou um evento para mostrar ao mundo a evolução do Xbox 360, o One. A Sony também já anunciou a chegada do Playstation 4 ao mercado. Portanto, a E3 deste ano promete revelar mais detalhes sobre estes consoles, além de mostrar uma extensa lista de jogos para cada um deles.

Sony e Playstation 4

O lançamento mais esperado do ano certamente está voltado para o Play4, controle DualShock 4, e os games. Ainda poucas informações foram reveladas pela Sony, mas este mistério prometer cessar nos próximos dias: Novas funcionalidades, integração e acessórios modernos que poderão estar presentes no console.

Sobre games, a Konami realiza hoje (6) uma pré-E3, uma apresentação especial para anunciar o games que serão mostrados na feira durante os próximos dias 11 e 13 de junho. Os olhos dos gamers estão voltados para a versão mais recente do Pro Evolution Soccer 14, além do novo Metal Gear Solid: The Phanton Pain. O PES terá disponibilidade para PS3 Xbox 360, PC e PSP, enquanto Metal Gear estará disponível para jogadores de PS3 e Xbox.

Como podemos ver anteriormente, a Sony não pensa em abandonar os usuários de PS3, muito longe disto, novos games estão saindo do forno para alegrar os PSmaníacos.

Games que chegam para PS3: Batman: Arkham Origins, Assassin’s Creed IV, Watch Dogs, Beyond: Two Souls, entre outros.

Microsoft e Xbox One

Críticas choveram sobre a Microsoft após apresentação do console recentemente, por ter se voltado para a parte interativa com a televisão que o videogame vai possuir. Mas o que os gamers querem mesmo, é GAMES. Por conta disto, muita expectativa se deposita no estande da Sony na E3.

O game Forza Motorsport 5 é um dos grandes a serem apresentados na feira, Quantum Break, Ryse estão cotados para serem mostrado ao público, assim esperam os amantes de games que esperam o Ryse, por exemplo, desde seu anuncio em 2011 e o Quantum Break que pouca informação se tem a respeito do game.


Forza Motorsport 5

Segundo informações da Microsoft, pelo menos 15 jogos exclusivos devem ser lançados para o One, certamente que nem todos devem ocupar os holofotes do estande da companhia na feira, a gigante é esperta e deve guardar umas cartas na manga para apresentar durante este ano inicial do Xbox One.

Nintendo e o Wii U

A missão da Nintendo é mais complicada, pois ao mesmo tempo em que suas concorrentes dão um salto na tecnologia, lançando os dois consoles que devem liderar a venda de videogames nos próximos anos, a empresa precisa chamar a atenção para os jogos lançados para seu console, despertando assim a vontade do consumidor em adquirir um Wii U.

Para isto, a Nintendo focou em suas franquias exclusivas para laçar o novo. A empresa decidiu não realizar uma conferência durante a E3, justamente por conta de saber que seria impossível competir com suas concorrentes somente anunciando games. Entretanto, os jogos que chegam para o Wii U pode animar gamers.

Mário 3D, The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, The Wonderful 101, Pikmin 3 e Game & Wario, são nomes que devem aparecer no estande da empresa.


The Legend of Zelda: The Wind Waker

Jogos

Ubisoft


A gigante empresa criadores de games lendários estará presente na feira apresentando seus clássicos além de abalar as estruturas com novos games que prometem tirar o fôlego dos gamers. A expectativa dos já citados Watch Dogs e Assassin’s Creed IV: Black Flag é grande entre os usuários. O primeiro inclusive rendeu excelentes expectativas simplesmente pela apresentação de um vídeo sobre o game, portanto todos esperam o gameplay para certificar a qualidade do game.

Outros games que devem surgir com a empresa são: Might & Magic X: Legacy, Rayman Legends, South Park: The Stick of Thuth e Splinter Cell: Blacklist.

EA

Sem dúvidas uma das mais esperadas para apresentar seus games é a Eletronic Arts. Os esperados todos os anos: FIFA, Madden, NBA Live, chegam novamente com grande expectativa. Outro game que vem com tudo é o EA Sports UFC.

O jogo mais esperado da EA para apresentação durante a E3, certamente é o multiplayer Batlefield 4. O vídeo teaser do game abalou geral e os loucos por BF com certeza estão esperando o lançamento da quarta geração do game.

Sempre presente nos lançamentos anuais, Need for Speed Rivals chega para animar os amantes de velocidade.


Fifa 14

Battlefield 4

Activision

Não muito atrás do que esperam os amantes de BF estão os que amam CoD. A Activision deve apresentar mais informações sobre a nova saga multiplayer de Call of Duty com o pacote Ghosts. Na apresentação do Xbox One, dias atrás, um vídeo de CoD foi apresentado e deixou excelente impressão do que teremos em breve.

Outros games da companhia: Destiny, Deadpool, Skylanders SWAP Force e o Call of Duty: Ghosts.

Você tem "só" estes motivos para acompanhar a transmissão em tempo real da E3 pelo Oficina da Net. Lembre-se que a Konami realiza um evento pré-E3 nesta tarde, às 14h.