Alerta aos usuários da maior rede social do mundo; claro que estou falando do Facebook. Um vírus, que atacou milhares de computadores por todo o mundo em 2007, volta a atacar e agora o Zeus, como é chamado esse vírus, está invadindo a rede social mais usada por usuários de computadores e dispositivos móveis.

Muitas variações do Zeus já surgiram desde sua criação, onde cada uma delas tem como objetivo escapar dos antivírus, mas seu objetivo depois de tanto tempo, ainda continua o mesmo; o de roubar dados de contas bancárias.


Facebook

Com isso, muito cuidado, pois assim que o vírus ataca, ele infecta a máquina e se mantém dormente até que o usuário do mesmo acesse um site de banco, sendo que a partir daí, ele ataca, roubando senhas e dados de acesso. Conhecido também com ZBOT, é muito poderoso, pois ele consegue até mesmo substituir a página da instituição financeira com o objetivo de ludibriar os usuários a entregarem os seus dados.

Mas de que forma ele está atacando no Facebook? De acordo com a Trend Micro, a nova versão do Zeus atingiu seu pico em maio deste ano, onde o fundador do grupo Fans Kounterfeit Enterprise, foi um dos que percebeu tal ataque, quando detectou um aumento no número de links maliciosos em páginas populares da rede social, bem como uma fanpage da Liga Nacional de Futebol dos Estados Unidos, que direciona seus usuários a uma rede de computadores piratas controlada por criminosos russos, que acaba espalhando o vírus.

Mas Eric Freinber alerta, essa não é a única página da rede social que tem esse objetivo, pois existem muitas outras e assim é preciso ter muito cuidado na rede, "pois é muito fácil criar um perfil falso", diz Freinber.

Então tome muito cuidado, principalmente com páginas falsas, que alegam sortear algum prêmio na rede social, muito provavelmente trata-se de uma destas páginas que trazem junto consigo o temido Zeus.

Além de tomar cuidado com esse tipo de página, é preciso também antes de tudo, cuidar muito com páginas que não conhecemos, sendo assim, evite acessar essas páginas e principalmente, não clique em todos os links que aparecem em sua linha do tempo.