Câmera simula visão de inseto

Como sabemos, a visão de um inseto é diferente do que a do ser humano. Tal diferença é possível em virtude da estrutura pelicular que esses seres possuem.

Por | @RafaelaPozzebon Ciência

Como sabemos, a visão de um inseto é diferente do que a do ser humano. Tal diferença é possível em virtude da estrutura pelicular que esses seres possuem. Levando em consideração essas diferenças, um grupo de cientistas desenvolveu uma câmera capaz de reproduzir imagens como são vistas pelos insetos.

"Nós descobrimos formas de fazer câmeras que incorporam todas as características essenciais de desenho dos olhos encontrados no mundo dos insetos", afirmou à AFP o co-autor do estudo, John Rogers, do departamento de engenharia da Universidade de Illinois.

O artefato confeccionado pelos cientistas possui basicamente uma grande quantidade de pequenas lentes e sensores de câmeras enfileirados sobre uma semiesfera. De acordo com John A. Rogers, o grupo quer atingir uma visão “180 graus de campo de visão com zero aberrações”, como também uma profundidade de visão praticamente infinita.

Câmera simula visão de inseto

A reprodução das imagens da câmera se aproxima da visão das formigas vermelhas, que contam com aproximadamente 180 lentes. Por esta razão, de acordo com a CNN, a qualidade de imagem é pequena devido ao número de lentes usadas, mesmo assim, possui um efeito impressionante.

Para se ter uma dimensão das imagens produzidas, enquanto uma formiga vermelha possui apenas 180 lentes, uma libélula possui 28 mil lentes.

Mais sobre: câmera, visão, inseto
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários