Oficina da Net Logo

Como criar um PDF no Photoshop?

Aprenda a salvar suas imagens criadas ou editadas no Photoshop em documentos PDF, aumentando a segurança do arquivo e facilitando o processo de compartilhamento de documentos.

Por | @eduardobarbian Photoshop Pular para comentários

O formato de documento portátil foi criado em 1993 pela Adobe, desde então, o PDF se tornou um padrão para a distribuição de documentos para a internet que possuam imagens, textos e gráficos. Grande parte dessa fama vem do tamanho reduzido dos arquivos e da compatibilidade com diversos sistemas, seja Windows, MacOS, Linux, e mais recentemente, tablets e smartphones.

Para exibir um documento em PDF, basta ter instalado em seu equipamento um leitor de PDF, como o Adobe Reader e o Foxit PDF Reader. Já para criar um PDF, as opções são um pouco diferentes, pois existe o software da própria da Adobe, o Acrobat, voltado para o meio profissional e sua licença custa em torno de R$ 1500,00.

No entanto é possível criar um documento PDF a partir de diversos outros programas, como por exemplo, o Photoshop, onde pode ser útil criar um PDF contendo suas artes e imagens.

O Photoshop é um dos programas mais completos para edição de imagens que existe, sendo considerado líder no mercado de editores de imagens profissionais, utilizado por pessoas de diversas áreas graças à imensa gama de opções de efeitos, correções de erros em imagens, criação de vetores, gifs animados, entre outros. Leia em destaque: Como redimensionar imagens no Photoshop?.

Criando um PDF no Photoshop

Para criar um arquivo PDF de uma imagem no Photoshop, você deve clicar em clicar em File, e então em Save as;

Como criar um PDF no Photoshop?

Uma tela com as opções de salvamento aparecerá. Escolha o local para salvar, o nome, e em Format defina como Photoshop PDF (*.PDF, *.PDP);

Na seção Save options, você possui duas opções selecionáveis, As a copy, que salva o documento como uma cópia do documento aberto, e Layers, que permite preservar dados do Photoshop, como por exemplo, camadas, canais alpha, observações, etc., para que você possa mais tarde abrir o arquivo PDF no Photoshop (a partir da versão CS2) e editar as imagens novamente;

Como criar um PDF no Photoshop?

Em Color você pode incorporar um perfil de cor ou usar um perfil especifico com o comando Use Proof Setup. Agora clique em salvar;

Uma nova janela abrirá. A maneira mais rápida para configurar seu PDF é escolher uma predefinição em Adobe PDF Preset. Dentre estas predefinições, temos:

  • High Quality Print – Para melhor qualidade de impressão em impressoras de mesa e dispositivos de prova. Compatível com Adobe Reader 5 ou superior;
  • PDF/X-1a:2001 – Cria um PDF em conformidade com PDF/X-1a:2001, padrão ISO para troca  de conteúdo gráfico. Compatível com Adobe Reader 4 ou superior;
  • PDF/X-3:2002 – Parecido com o anterior, cria um PDF em conformidade com PDF/X-3:2002. Compatível com Adobe Reader 4 ou superior.
  • PDF/X-4:2008 – Igual aos anteriores, porém no padrão PDF/X-4:2008. Compatível com Adobe Reader 5 ou superior;
  • Press Quality – Cria um arquivo PDF com a melhor qualidade para pré-impressão. Compatível com Adobe Reader 5 ou superior.
  • Smallest File Save – Cria uma arquivo comprimido para melhor visualização em email, internet, etc. Compatível com Adobe Reader 6 ou superior.

Como criar um PDF no Photoshop?

Para mais informações sobre os modos predefinidos, visite o site da Adobe.

Dependendo do modo selecionado, você ainda tem algumas opções disponíveis, como por exemplo, preservar a capacidade de edição do Photoshop, otimizar para visualização na web, e abrir PDF após salvar.

Como criar um PDF no Photoshop?

Na seção Security você pode encriptar o arquivo com uma senha, ou seja, para abrir o arquivo posteriormente você precisará da senha informada. Compatível com Adobe Reader 9 ou superior.

Como criar um PDF no Photoshop?

Agora basta clicar em Save PDF e seu arquivo será gerado.

Pronto, agora você já sabe como criar PDFs de suas imagens do Photoshop e pode compartilhar seus arquivos de forma segura e leve utilizando todas as vantagens do formato de documento portátil.

Caso você utilize alguma versão do programa sem suporte a PDF, por exemplo alguma versão mais antiga do Photoshop, ou qualquer outro programa sem suporte, existe outro método simples capaz de resolver este problema, e o tutorial você confere aqui.

MAIS SOBRE: #photoshop  #pdf  #adobe  #criar pdf
Comentários
Carregar comentários