Atualmente o Brasil conta com três computadores para cada cinco habitantes. Realidade que deverá mudar até 2016, assim, haverá um computador por pessoa até o ano de 2016. O levantamento foi revelado nesta quinta-feira (18) pela 24ª Pesquisa Anual do Uso de TI, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo.

De acordo ainda com o levantamento, o número de computadores em uso no país em 2013 soma 118 milhões. No ano anterior, era de 99 milhões. Até 2016, o Brasil contará com 200 milhões de máquinas ativas.

A FGV cita que a situação dos computadores pessoais no país é bastante positiva, e a tendência é só crescer. O tablet é o grande responsável por isso, disse ainda a pesquisa. Do total de equipamentos em uso no Brasil, 5 milhões são tablets.

Este é o primeiro ano que a equipe liderada pelo professor Fernando S. Meirelles inclui os dispositivos móveis na pesquisa.  Meirelles destaca que a decisão de incluir os tablets surgiu após uma análise de como os usuários utilizam o dispositivo.  "Percebemos que uma percentagem muito grande destes usuários está substituindo os PCs por tablets", constatou o Professor.

No estudo foi mostrado também um retrato da evolução do uso de computadores no Brasil. Em 1988 (primeira edição da pesquisa), havia apenas 1 milhão de máquinas. Em 2000, o número passou a 10 milhões. Nos anos seguintes o número foi apenas crescendo, até chegar a realidade atual, ou seja, mais de 100 milhões de máquinas.