A rede 4G no Brasil já é quase uma realidade, sendo assim, será uma realidade para a Copa do Mundo de 2014, mas a mesma irá funcionar em todas as frequências? Ai que está à maior preocupação dos turistas que irão desembarcar já esse ano para a Copa das Confederações, seus celulares irão receber chamadas, poderão eles realizar chamadas internacionais, acessar a internet, curtir suas redes sociais?

De acordo com o governo federal, as primeiras redes 4G que estão sendo instaladas irão funcionar apenas na frequência de 2,5 GHz, ou seja, se ficar por ai, muitas operadoras europeias não possuem essa licença de utilização; isso claro numa primeira fase de instalação, pois já comunicamos aqui mesmo que o governo pretende em breve lançar um novo leilão 4G para a faixa de frequência dos 700 MHz, que servirá para a transmissão da TV analógica.

Sendo assim, países europeus estão muito preocupados se haverá tempo hábil para a implementação destas até junho de 2014. De acordo com o Presidente da ANATEL, João Rezende, a linha de transmissão de 700 MHz deverá começar a funcionar somente em 2015, um ano após os jogos da Copa do Mundo, isso de acordo com suas declarações a agência de notícias Reuters.

As licenças de uso para a linha de 2,5 GHz está nas mãos das operadoras que venceram o leilão que ocorreu em 2012, são elas: Claro, Oi, TIM e Vivo. Atualmente as operadoras de telefonia móvel e fixa que venceram tal leilão estão tentando atender a todos os compromissos assinados de quando compraram tal permissão, que é a de disponibilizar o serviço 4G já em 2013 nas cidades sedes da Copa das Confederações.

Na sequência as mesmas terão que garantir a cobertura nas cidades que irão receber a Copa do Mundo de 2014, onde a meta é a de instalar 30 antenas 4G por dia.