Nova rede 4G no Brasil funcionará em todas as frequências?

A rede 4G no Brasil já é quase uma realidade, sendo assim, será uma realidade para a Copa do Mundo de 2014, mas a mesma irá funcionar em todas as frequências? Ai que está à maior preocupação dos turistas que irão desembarcar já esse ano para a Copa das Confederações

Nova rede 4G no Brasil funcionará em todas as frequências?

A rede 4G no Brasil já é quase uma realidade, sendo assim, será uma realidade para a Copa do Mundo de 2014, mas a mesma irá funcionar em todas as frequências? Ai que está à maior preocupação dos turistas que irão desembarcar já esse ano para a Copa das Confederações, seus celulares irão receber chamadas, poderão eles realizar chamadas internacionais, acessar a internet, curtir suas redes sociais?

De acordo com o governo federal, as primeiras redes 4G que estão sendo instaladas irão funcionar apenas na frequência de 2,5 GHz, ou seja, se ficar por ai, muitas operadoras europeias não possuem essa licença de utilização; isso claro numa primeira fase de instalação, pois já comunicamos aqui mesmo que o governo pretende em breve lançar um novo leilão 4G para a faixa de frequência dos 700 MHz, que servirá para a transmissão da TV analógica.

Sendo assim, países europeus estão muito preocupados se haverá tempo hábil para a implementação destas até junho de 2014. De acordo com o Presidente da ANATEL, João Rezende, a linha de transmissão de 700 MHz deverá começar a funcionar somente em 2015, um ano após os jogos da Copa do Mundo, isso de acordo com suas declarações a agência de notícias Reuters.

As licenças de uso para a linha de 2,5 GHz está nas mãos das operadoras que venceram o leilão que ocorreu em 2012, são elas: Claro, Oi, TIM e Vivo. Atualmente as operadoras de telefonia móvel e fixa que venceram tal leilão estão tentando atender a todos os compromissos assinados de quando compraram tal permissão, que é a de disponibilizar o serviço 4G já em 2013 nas cidades sedes da Copa das Confederações.

Na sequência as mesmas terão que garantir a cobertura nas cidades que irão receber a Copa do Mundo de 2014, onde a meta é a de instalar 30 antenas 4G por dia. 

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Instalei a GCAM no Poco M3 E FICOU INCRÍVEL
Smartphones

Instalei a GCAM no Poco M3 E FICOU INCRÍVEL

Mais um smartphone que passa aqui pela redação do Oficina da Net e que instalamos a Gcam para ver se o resultado das fotos ficam maximizados com a ajuda do app do Google. Será que funcionou?

As pessoas estão comprando pendrive USB ANTI 5G, por $350 dólares
Hardware

As pessoas estão comprando pendrive USB ANTI 5G, por $350 dólares

Um suposto pendrive que bloqueia energia cancerígena que é supostamente causada pelas novas redes de telefonia 5G estaria sendo vendido por cerca de $350 dólares.

O que é 4G e como funciona?
Hardware

O que é 4G e como funciona?

Entenda o que mudou na 4ª geração de telefonia móvel, como ela funciona e a aplicação dela no Brasil para a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016.

Empresas de telefonia móvel do Brasil poderão ficar de fora do próximo leilão da rede 4G
Hardware

Empresas de telefonia móvel do Brasil poderão ficar de fora do próximo leilão da rede 4G

Se a proposta sugerida pelo presidente da Anatel for posta em prática, nenhuma das grandes empresas de telefonia móvel do Brasil poderão participar do próximo leilão da faixa de 700Mhz da rede 4G.

ANATEL ira cadastrar as 98 mil torres de telefonia móvel no país
Hardware

ANATEL ira cadastrar as 98 mil torres de telefonia móvel no país

Conforme a ANATEL, a companhia irá cadastrar as 98 mil torres de telefonia móvel do Brasil dentro dos próximos 24 meses

Usuários que acessam muito a internet poderão pagar sobretaxa
Hardware

Usuários que acessam muito a internet poderão pagar sobretaxa

As operadoras de telefonia já estão se reunindo para conseguir junto a Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, uma permissão para cobrar dos usuários que ocupam em excesso a internet uma taxa extra.