De acordo com um estudo publicado na quarta-feira (10), dois em cada cinco usuários acabaram cortando relações com uma determinada pessoa após uma briga virtual. Do mesmo modo que as mídias sociais cresceram muito nos últimos tempos, a falta de respeito com o próximo também aumentou, assim, 78% dos entrevistados relataram um aumento das grosserias via web, revelou a pesquisa.

Um em cada cinco dos 2.698 entrevistados disse que reduziu o contato com uma amizade real após uma briga pela internet.

Conforme Joseph Grenny, co-presidente da empresa de treinamento corporativo VitalSmarts, que realizou a pesquisa, salientou que muitas das brigas que acontecem no meio virtual acabam se tornando brigas reais.

"O mundo mudou e uma parte importante das relações acontece online, mas os modos ainda não acompanharam a tecnologia", disse Grenny à Reuters, no lançamento da pesquisa, conduzida ao longo de três semanas em fevereiro.

"O que é realmente surpreendente é que muitas pessoas desaprovam esse comportamento, mas as pessoas ainda estão fazendo isso. Por que você xingaria online, mas nunca na cara da pessoa?"

Os dados revelam que 67% dos adultos que se conectam à internet nos Estados Unidos usam algum rede social. O Facebook é o preferido.

"As pessoas parecem ser conscientes de que este tipo de conversa importante não deve acontecer nas mídias sociais, mas, apesar disso, também parecem ter o impulso de resolver as emoções de forma imediata e através deste tipo de canal", disse Grenny.