Nesta terça-feira (2), foi lançado um aplicativo que promete colaborar na comunicação de pessoas com deficiência auditiva. O aplicativo chamado de Prodeaf Móvel  foi desenvolvido através da ideia de alunos da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo do aplicativo é ajudar os surdos a se comunicar via celular.

O aplicativo conta com um dicionário de português para libras (Língua Brasileira de Sinais) e, através de reconhecimento de voz, um avatar fica responsável por fazer a tradução para libras. Também é possível digitar uma sentença e a tradução irá surgir em libras.

O aplicativo, que está disponível pra dispositivos Android,  pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos Google Play. Nos próximos meses o app deverá estar disponível também para iOS.

A solução foi desenvolvida pela ProDeaf  (Empresa especializada no  desenvolvimento de inovações de acessibilidade no ambiente digital) com suporte operacional e também patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente no Brasil 10 milhões de surdos. Do total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa.