O Escritório da Presidência da Coreia do Sul investiga o possível envolvimento da Coreia do Norte no incidente, segundo indicaram fontes da Casa Azul de Seul à agência local "Yonhap".

As autoridades de Seul não descartam nenhuma possibilidade, e estão tentando descobrir a causa da paralisação das redes, disse à agência.

As suspeitas sobre os ataques recaíram sobre a Coreia do Norte. Não se sabe a capacidade tecnológica do país, que é um dos mais fechados do mundo, mas os sul-coreanos dizem que a Coreia do Norte tem mais de 3 mil pessoas envolvidas na chamada guerra cibernética.

De acordo com o governo sul-coreano, o país foi vítima de 40.000 ciberataques - do exterior ou do interior - em 2012, contra 24.000 em 2008.

Aparentemente, o Sul e o Norte - que tecnicamente seguem em guerra por não terem assinado um tratado de paz ao fim da guerra da Coreia (1950-1953) - não contam com as mesmas capacidades.

Fonte: http://www.h-online.com/security/news/item/South-Korea-Attacks-on-the-networks-of-TV-broadcasters-and-banks-1826301.html