Nesta quarta-feira (6), a fabricante de antivírus Kasperky divulgou um dado bastante preocupante. No ano de 2012, sete mil ataques por dia foram registrados contra jogadores de videogame no mundo. Com isso, os hackers tentaram roubar credenciais para jogos on-line ou mesmo informações financeiras.

No mercado paralelo, os objetos virtuais bem como as regalias das contas "premium" costumam ter grande valor, porém, somente no meio virtual. Assim, através das credenciais de acesso dos jogadores, é possível que um criminoso consiga entrar na conta e transferir o que tiver de valor para uma segunda conta, ou mesmo, vender tais objetos.

A Kaspersky alerta também que uma parcela dos ataques tentava capturar as informações financeiras para fraudar a vítima, o que é muito mais perigoso.

A empresa relatou que 10 mil mensagens são enviadas por dia através de e-mail para os jogadores sejam direcionados a programas maliciosos. Outro meio dos ataques ocorre através de falhas em navegadores web e plug-ins. A Kaspersky disse também que cinco mil programas com a finalidade de atacar plataformas de jogos on-line forma criadas por dia em 2012.

Para enganar os jogadores a tática é muito similar  a qualquer outro golpe virtual: o uso de títulos populares para chamar a atenção e anúncio de atualizações oficiais.