Sony anuncia que o suporte a VRR (Variable Refresh Rate ou taxa de atualização variável) chegará ao PlayStation 5 (PS5) "nos próximos meses". Há um bom tempo o VRR é esperado pelos jogadores, pois através desta tecnologia, haverá uma redução dos artefatos na tela, problemas de queda de FPS e "linhas" na tela. A notícia foi feita logo após a disponibilização de novas atualizações de software para o PS5 e para o PS4.

O vice-presidente sênior de experiência de plataforma, Hideaki Nishino, diz no blog da PlayStation que com o VRR "a jogabilidade em muitos títulos do PS5 é mais suave à medida que as cenas são renderizadas instantaneamente, os gráficos parecem mais nítidos e o atraso de entrada é reduzido". Hideaki complementa falando que "os jogos PS5 lançados anteriormente podem ser totalmente otimizados para VRR por meio de um patch de jogo e jogos futuros podem incluir suporte a VRR no lançamento."

Jogos sem suporte oficial ao VRR poderão se beneficiar da tecnologia no PS5

De acordo com a Sony, os proprietários do PS5 poderão ativar a VRR em títulos que não possuem oficialmente suporte à tecnologia. A empresa diz:

"Esse recurso pode melhorar a qualidade do vídeo para alguns jogos. Se isso resultar em efeitos visuais inesperados, você pode desativar essa opção a qualquer momento."

Ativar o VRR pode ser uma excelente maneira de melhorar jogos como Elden Ring, que foi lançado com problemas de desempenho na versão para PlayStation 5.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente a Sony ainda não revelou uma data exata para a chegada do suporte ao VRR. A empresa só diz que a novidade será disponibilizada "nos próximos meses".

O que achou de saber que em breve o PS5 contará com a tecnologia VRR (Variable Refresh Rate ou taxa de atualização variável)? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: PlayStationBlog