Se você tem filhos, possivelmente vai gostar dessa notícia. Se você é um filho, tenho más notícias para você: A novíssima atualização do software do Playstation 4, a 5.50, além de possuir diversas novidades como mudanças na interface da Biblioteca de games, a capacidade de adicionar papéis de parede personalizados e até um modo de superassampleamento que faz os jogos 4K parecerem melhores em TVs 1080p traz uma medida, no mínimo, polêmica, o Play Time Management.

O recurso, que pode ser traduzido como Gerenciamento de Tempo de Jogo, dá às contas com nível de "family manager" (ou até mesmo outros membros adultos da família configurados como "guardiões") a possibilidade de estabelecer limites para o tempo de jogo das contas definidas como "kids" bem como a quais jogos eles podem jogar ou conteúdo que podem assistir.

f

Caso você seja um pai ou guardião e queira fazer isso, o caminho para definir limites é através da PSN na Web. Já se você é um filho, para não ser pego de surpresa e acabar sem poder salvar no fim da jogatina, o sistema irá avisar que seu tempo está ficando curto para que assim possa terminar o que estiver fazendo e salvar o progresso.

Outras novas novidades incluem uma aba "This PS4" e "PS Plus", diferenciando entre aplicativos e jogos já instalados no PS4 e aplicativos e jogos que você tem na plataforma de jogos grátis para resgatar através da PS Plus, respectivamente.

Já o modo Supersampling, citado no inicio do texto, é uma novidade que vai interessar, principalmente, os usuários de PS4 Pro que não querem investir em uma nova TV. Com esse novo modo os jogadores com uma HDTV (1080p de resolução ou menos) poderão ativar o Modo Supersampling nas configurações do PS4 para que os jogos renderizem em uma resolução maior e, em seguida, sejam reduzidos para coincidir com o formato da HDTV. Isso proporcionará um ganho de clareza de imagem mesmo em uma que não seja 4K. Mas claro que nem tudo são flores: Segundo a Sony o desempenho pode variar, já que vários jogos são otimizados de forma diferente.

Quanto às atualizações e aprimoramentos de interface, agora os jogadores poderão enviar mensagens rápidas ou até mesmo convidar amigos, alterar o volume e muito mais diretamente do menu rápido que fora totalmente remodelado. Este recurso deve ser útil para pessoas que costumam jogar on-line, mas odeiam ter que sair procurando as respectivas opções em um menu que mais parece um labirinto.

Menu rápido redesenhado
Menu rápido redesenhado

E por último, os usuários agora podem fazer upload de seus próprios papéis de parede personalizados via USB, bem como ampliar, recortar e visualizar essas imagens antes de utilizá-los. Detalhe: para que o processo funcione os usuários devem colocar as imagens em uma pasta intitulada IMAGES para que o sistema do console as reconheça.

Por enquanto a atualização 5.50 só está disponível como uma versão beta para aqueles que se inscreveram e foram selecionados para o programa de lançamento antecipado. A data de liberação para todos os players ainda não foi definida.