Com o passar do tempo, as telas dos smartphones ficaram cada vez mais resistentes — e a Apple foi uma das empresas que mais investiu nessa área. Desde o iPhone 12, a marca utiliza uma proteção chamada Ceramic Shield, que promete uma maior resistência contra quedas e arranhões. Mas, afinal, o que exatamente é o Ceramic Shield? Abaixo, explicaremos os detalhes.

O que é e como funciona o Ceramic Shield?

O Ceramic Shield é uma tecnologia desenvolvida pela Apple em parceria com a Corning, a mesma fabricante do Gorilla Glass. Ele consiste em uma camada fina de vidro reforçado com nanocristais de cerâmica, que são incorporados na estrutura do vidro durante o processo de fabricação, onde ocorre uma troca iônica para aumentar a durabilidade e um tratamento térmico especial que melhora a distribuição das partículas de cerâmica na matriz do vidro, tornando-o menos propenso a rachaduras.

Ceramic Shield
Ceramic Shield

O objetivo desse revestimento é simples: proteger a tela do iPhone contra quedas e arranhões, oferecendo uma resistência que, segundo a Apple, é até quatro vezes maior em comparação com o vidro usado em gerações anteriores ao iPhone 12. No fim, o resultado é um material que une a transparência do vidro tradicional com a dureza da cerâmica, prometendo uma resistência elevada e, naturalmente, garantindo uma maior durabilidade aos aparelhos.

Ceramic Shield é melhor ou pior que o Gorilla Glass?

Quando comparado ao Gorilla Glass, o Ceramic Shield se mostra mais resistência a quedas e menos resistente a arranhões. O produto da Corning é conhecido por sua capacidade de resistir a níveis maiores de arranhões, enquanto a solução da Apple foca mais em absorver impactos.

Em alguns testes, o Ceramic Shield apresentou resultados superiores em quedas acidentais, especialmente quando o impacto ocorre nas bordas ou na parte frontal do iPhone. Por outro lado, o Gorilla Glass Victus 2, um dos mais resistentes do mercado, ainda leva vantagem contra riscos mais fortes.

De modo geral, é difícil dizer qual é o melhor, principalmente se levarmos em consideração que ambos são produzidos pela mesma empresa. No fim das contas, a proteção que eles oferecem são relativamente equivalentes, especialmente em versões mais novas.

Vantagens e desvantagens do Ceramic Shield

✅ Vantagens

  • Maior resistência contra quedas e arranhões;
  • Transparência e brilho semelhantes ao vidro comum;
  • Material mais durável, ideal para quem dispensa o uso de películas.

❌ Desvantagens

  • Custo elevado para substituição em caso de quebra;
  • Resistência a riscos inferior ao Gorilla Glass;
  • Exclusivo de iPhones.

Quais iPhones têm Ceramic Shield?

iPhone 17 Pro vem com Ceramic Shield 2
iPhone 17 Pro vem com Ceramic Shield 2

O Ceramic Shield foi introduzido no lançamento do iPhone 12 em 2020 e, desde então, se tornou padrão em todos os modelos da Apple. Confira a lista completa de iPhones que trazem esse revestimento:

Modelo Versão Ano de lançamento
iPhone 12 Ceramic Shield 2020
iPhone 12 mini Ceramic Shield 2020
iPhone 12 Pro Ceramic Shield 2020
iPhone 12 Pro Max Ceramic Shield 2020
iPhone 13 Ceramic Shield 2021
iPhone 13 mini Ceramic Shield 2021
iPhone 13 Pro Ceramic Shield 2021
iPhone 13 Pro Max Ceramic Shield 2021
iPhone 14 Ceramic Shield 2022
iPhone 14 Plus Ceramic Shield 2022
iPhone 14 Pro Ceramic Shield 2022
iPhone 14 Pro Max Ceramic Shield 2022
iPhone 15 Ceramic Shield 2023
iPhone 15 Plus Ceramic Shield 2023
iPhone 15 Pro Ceramic Shield 2023
iPhone 15 Pro Max Ceramic Shield 2023
iPhone 16 Ceramic Shield 2024
iPhone 16 Plus Ceramic Shield 2024
iPhone 16 Pro Ceramic Shield 2024
iPhone 16 Pro Max Ceramic Shield 2024
iPhone 16e Ceramic Shield 2025
iPhone 17 Ceramic Shield 2 2025
iPhone 17 Pro Ceramic Shield 2 2025
iPhone 17 Pro Max Ceramic Shield 2 2025
iPhone Air Ceramic Shield 2 2025

Qual a diferença entre Ceramic Shield e Ceramic Shield 2?

No lançamento da linha iPhone 17, a Apple apresentou o Ceramic Shield 2, que se destaca pela maior densidade dos cristais de cerâmica e um novo processo de fabricação, que melhora ainda mais a resistência do vidro. Segundo a empresa, o novo material é três vezes mais resistente contra arranhões do que a primeira geração.

O Ceramic Shield 2 ainda entrega uma camada antirreflexo aprimorada e é mais fino e leve, algo que contribui — mesmo que minimamente — para a redução do peso geral do aparelho sem comprometer a durabilidade. A Apple também aprimorou o revestimento oleofóbico, reduzindo ainda mais as marcas de dedo e manchas na tela do aparelho.