O Nubank anunciou o lançamento do NuScore, sua própria nota de crédito para os clientes. De acordo com a fintech, a nova ferramenta busca oferecer mais transparência sobre os critérios que afetam a criação do perfil de crédito dentro da instituição. A novidade, que estava em testes desde o ano passado, será disponibilizada gradualmente para todos os usuários.

Como funciona o NuScore?

O NuScore avalia os clientes do Nubank com uma pontuação que varia de 0 a 1.000, dividida em cinco faixas: muito alto, alto, regular, baixo e muito baixo.

A ferramenta considera fatores comportamentais e o histórico do cliente para explicar a pontuação atual. Por exemplo, atrasos no pagamento de faturas podem fazer a nota cair.

Em comunicado oficial, o Nubank detalhou os principais pontos que influenciam positiva ou negativamente o NuScore:

  • Dados de uso do cartão de crédito, tanto do Nubank quanto de outras empresas;
  • Hábito de guardar dinheiro nas Caixinhas;
  • Nível atual de endividamento no mercado;
  • Consulta ao score em birôs de crédito.

A interface do NuScore conta com ícones ilustrativos de rostos felizes ou tristes e cores diferentes, indicando como cada ponto avaliado impacta na sua nota final.

Também é possível acompanhar o histórico, visualizando os meses em que houve aumento ou queda na pontuação para entender melhor a evolução do seu perfil.

Como acessar o NuScore?

O NuScore está sendo disponibilizado gradualmente, mas quando for liberado para todos os clientes do Nubank, poderá ser acessado diretamente pelo aplicativo dentro do menu "Cartão de crédito".